Blog

Skaf insere aplausos falsos em seu programa eleitoral

Discurso foi feito em debate transmitido pela rede Record. Também foram inseridas imagens do governador que não foram ao ar na transmissão original.

Paulo Skaf e Dilma Rousseff - skaf e dilma

Na sexta-feira, dia 26, os principais candidatos ao governo do estado de São Paulo apresentaram participaram de um debate transmitido pela rede Record. A íntegra do vídeo pode ser conferida no site da emissora. No entanto, a campanha do candidato Paulo Skaf ignorou a facilidade com que qualquer internauta pode acessar este material e editou grosseiramente o que de fato aconteceu na naquela noite. A começar por inserir imagens do governador Geraldo Alckmin durante a fala final do peemedebista, o que, por si só, vai de encontro às regras do programa:

Vídeo original

No vídeo original, apenas Skaf é enquadrado pela câmera.

Vídeo editado pela campanha de Skaf

No programa eleitoral de Skaf, uma imagem de Geraldo Alckmin é inserida no momento em que seu nome é criticado.

Mas o mais bizarro ainda estava por vir. Ao final, possivelmente descontente com a fraqueza dos aplausos recebidos, assim como a repreensão da parte do apresentador que pediu ao corpo de assessores dos candidatos para não se manifestar, inseriu um áudio de aplausos efusivos que não existiu ao final do debate.

Vídeo original

No vídeo original, apenas poucos assessores de Skaf aplaudem sua fala.

Vídeo editado pela campanha de Skaf

No vídeo editado do programa de Skaf, os aplausos começam bem antes e são mais efusivos.

Não à toa, o colunista Josias de Souza vem apelidando a campanha eleitoral brasileira de “gincana publicitária”. Por mais que haja todo um trabalho por trás a ser defendido e/ou criticado, candidatos com cada vez menos escrúpulos abusam dos recursos de vídeo e retórica para denegrir adversários e enaltecer seus próprios postulantes ao cargo. Além da atenção da parte do eleitor, cabe à imprensa, aquela que sempre deveria ser oposição, defender o interesse maior da população, que é o de saber a verdade.

Mais Lidas

To Top