Blog

SUS suspende cirurgia contra o câncer de prima de Lula

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André – que atende pelo SUS – suspendeu a cirurgia contra o câncer que seria realizada na paciente Ana dos Santos Silva, prima do ex-presidente Lula. Ana, vítima de câncer na língua e na garganta, aguardava pela cirurgia há cerca de um mês.

A notícia foi publicada no Diário do Grande ABC, e vista no Blog do Coronel.

A paciente Ana dos Santos Silva, 72 anos, que é prima do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu diagnóstico de câncer na língua e na garganta há cerca de um mês, depois de quatro biópsias. A cirurgia de remoção do tumor, que foi agendada para o dia 23 de novembro no Centro Hospitalar Municipal de Santo André, foi cancelada horas antes de o procedimento começar.

A paciente, que alegava dores e já estava internada em jejum, recebeu alta hospitalar e teve de voltar para casa, na Estrada do Cata Preta, no Parque João Ramalho.

De acordo com a família, o médico responsável pela cirurgia informou que o adiamento foi causado pela falta de materiais cirúrgicos para realizar o procedimento. A Prefeitura negou a informação e declarou que a cirurgia foi transferida por causa da chegada de outros dois casos urgentes no hospital – não especificados pela administração -, que ocuparam os dois leitos na Unidade de Terapia Intensiva disponíveis no dia. A cirurgia foi remarcada para amanhã e a paciente deverá ser internada hoje. “Mas até agora não deram nenhuma garantia”, desconfia a filha, Roseane dos Santos Silva, 29.

A Prefeitura considerou a cirurgia como urgente, porém eletiva, podendo ser adiada quando houver necessidade.

A família, revoltada com confusão na marcação de cirurgias, não entendeu a dispensa e espera que desta vez o procedimento seja concluído. “Não concordamos com o que fizeram. O médico dela disse que o caso é grave. Ela não consegue mais falar, se alimenta por sonda e toma remédio para dor todos os dias”, disse a filha.

O marido da paciente, o aposentado Manoel Lourenço da Silva, 74, indignou-se pela falta de atenção da equipe médica com a paciente. “Deixaram sem comida e avisaram do cancelamento horas depois. Se pudesse venderia minha casa para ela fazer essa cirurgia.”

O irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, visitou a prima há cerca de um mês e considerou uma “safadeza” o modo que avaliaram o caso. “Chamaram para operar, colocaram outra pessoa na frente e mandaram ela embora”, criticou.

Íntegra aqui.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Notícias Recentes

To Top