Blog

Troféu Algemas de Ouro: Lula é eleito o político mais corrupto de 2012

Ex-presidente venceu a disputa com mais de 65% dos votos válidos. O ex-senador Demóstenes Torres e o governador do Rio Sérgio Cabral também foram contemplados

foto_(5)

Apesar de tentativas para fraudar a votação, o ex-presidente Lula venceu o prêmio “Algemas de Ouro”, entregue ao político mais corrupto do ano. Lula ganhou com 65,69% dos 14.547 votos válido, em segundo lugar, com 21,82%, ficou o ex-senador Demóstenes Torres (sem partido) seguido pelo governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55%.

No começo do mês, o Movimento 31 de Julho, responsável pela premiação, denunciou à imprensa e ao Facebook — plataforma usado para registrar os votos — a tentativa de fraude. Alertado por votantes, os organizadores detectaram a utilização de um programa de votação automática que criou perfis falsos no Facebook. O sistema  direcionou 38% do total de votos (23.557) para candidatos ligados ao PSDB e ao DEM.

De acordo com informações do jornal O Globo, para o próximo ano, a coordenação do movimento prometeu mudanças na plataforma usada para a votação.

 

Notícias Recentes

To Top