Informes

Justiça suiça quer saber se HSBC ajudou a camuflar dinheiro da Petrobras

Caso seja provado que o banco facilitou a entrada de dinheiro ilegal da Petrobrás, a instituição pode ser denunciada por lavagem de dinheiro.

De acordo com a IstoÉ, o Ministério Público de Genebra abriu investigação contra o HSBC por lavagem de dinheiro. A Justiça quer saber se há envolvimento do banco na facilitação de depósitos de dinheiro oriundos da Petrobras. Os ex-diretores fizeram depósitos no banco de Genebra durante anos.

De acordo com a delação premiada de Pedro Barusco, o banco abriu conta e recebeu dinheiro proveniente de propina na sede suíça. O ex-gerente da estatal confessou ter aberto 19 contas em 9 bancos do país para receber dinheiro ilegal e só no HSBC, ele teria US$6 milhões.

A Justiça suíça quer saber se o banco realizou o controle exigido pela lei para saber como o dinheiro acabou depositado no país. Caso seja provado que o banco facilitou a entrada de dinheiro ilegal, a instituição pode ser denunciada formalmente por crime de lavagem de dinheiro.

No Brasil, o MP também começam a apurar de que forma os bancos agiram para permitir que o dinheiro da propina fossem movimentado.

Mais Lidas

To Top