Notícias

80 países fecham acordo para eliminar tarifas de eletrônicos… Adivinha quem não topou assinar?

Com o PT e sobretudo Dilma Rousseff, tornamo-nos verdadeiros anões mundiais. Estamos fora de um acordo que envolve 80 outras nações e corresponde a 97% do comércio mundial de eletrônicos (EUA, China, Coreia do Sul, União Europeia etc.). O Brasil está cada vez mais isolado.

DilmaDente

É estarrecedor. Confiram trecho de reportagem de Tatiana Freitas, na Folha, voltamos em seguida:

Oitenta países devem assinar no final desta semana a atualização de um acordo comercial para eliminar tarifas de importação de mais de 200 produtos de tecnologia, de videogames a semicondutores. Trata-se da primeira grande negociação para corte de tarifas na OMC (Organização Mundial do Comércio) em 18 anos. O Brasil está fora do tratado internacional de tecnologia da informação (ITA). Entre os signatários, que representam 97% do comércio mundial de produtos de tecnologia da informação, estão Estados Unidos, China, Coreia do Sul e União Europeia (…) O presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro, diz que a ausência do Brasil em um acordo que envolve 80 nações, num setor com alto potencial de crescimento nas transações, reforça o isolamento do país no comércio internacional. “Ou nos integramos ao mundo ou o Brasil ficará cada vez mais à parte”, afirmou.” (grifos nossos)

Isso não é apenas vergonhoso, nem somente mais uma prova de que estamos isolados do resto do mundo em nosso nanismo diplomático e comercial. Esse fato, antes e acima de tudo, revela que o governo continua usando medidas patéticas que, já no médio prazo, afundarão ainda mais o país.

To Top