Notícias

Após resultados medíocres no Ideb, Mercadante chama secretária do governo FHC para cargo

Informação do site Último Segundo:

Após dez meses como ministro da Educação, Aloizio Mercadante ainda tenta montar sua equipe. O atual secretário de Educação Básica, César Callegari , entregou o cargo. Sua missão, desde que assumiu o lugar ocupado pela professora Maria do Pilar Lacerda durante a gestão de Fernando Haddad, foi terminar o projeto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado esta semana pela presidenta Dilma Rousseff.

Callegari alegou razões pessoais e familiares para deixar a função e voltar para São Paulo, onde morava antes de se mudar para Brasília. O sociólogo foi a primeira mudança feita por Aloizio Mercadante na equipe deixada pelo ex-ministro Fernando Haddad. Callegari foi secretário municipal de educação de Taboão da Serra (SP) e duas vezes presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para o seu lugar, Mercadante convidou a atual secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin. Segundo o iG apurou, ela aceitou prontamente o convite. Cláudia volta para a capital federal, onde foi ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Paulistana, Cláudia foi diretora da Fundação Victor Civita, foi convidada e aceitou o cargo de secretária municipal de educação no Rio de Janeiro na gestão do PMDB.

Cláudia Constin também foi secretária de Cultura do Estado de São Paulo durante o governo de Geraldo Alckmin (PSDB), entre 2003 e 2005.

To Top