Notícias

Comércio tem o pior primeiro trimestre desde 2003

Efeitos da crise continuam a ser sentidos nos mais diversos setores e os recordes negativos se sucedem

Dilma_Panelaco_EntrevistaVejam a reportagem do site de Veja.com:

O volume de vendas no comércio recuou 0,8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quinta-feira. Este é o pior índice para os três primeiros meses do ano desde 2003, quando teve retração de 6,1%. Para os meses de março, o varejo também apresentou o desempenho mais baixo, de 0,9% negativo, desde 2003, quando caiu 2,4%.

Trata-se do segundo mês consecutivo que registra queda neste ano – em fevereiro, caiu 0,4%, e em janeiro, subiu 0,3%. Em relação à receita nominal das vendas, houve baixa de 0,4% em março ante fevereiro. Nos dois meses anteriores, o índice havia ficado positivo. No acumulado de doze meses até março, houve um incremento no volume de vendas de 1%.

Temos mostrado aqui inúmeros dados sobre a crise econômica atual. Já mostramos por exemplo que a crise gerou um recorde de demissões no setor industrial  e que o setor bateu recorde na queda da produção também em março e que aumentou o número de brasileiros que desistiram de procurar emprego.

To Top