Notícias

Datafolha: 73% dos brasileiros pedem prisão dos mensaleiros

para-julgar-mensalao-1-bsb-geral1A edição de hoje (12) da Folha de São Paulo destaca a mais recente pesquisa do Datafolha sobre a avaliação dos brasileiros a respeito do julgamento do mensalão. O instituto entrevistou 2.562 pessoas na quinta. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Abaixo a matéria de Bernardo Mello Franco:

A maioria dos brasileiros defende a condenação dos principais réus do mensalão, mas só um em cada dez acredita que eles serão presos ao fim do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo pesquisa Datafolha, 73% da população acha que os acusados de participar do escândalo devem ser mandados para a cadeia. No entanto, só 11% dizem acreditar que isso acontecerá.

Os números se invertem em relação à hipótese de absolvição dos réus. Apenas 5% torcem para que eles sejam inocentados, mas 43% estão convictos de que este será o resultado do julgamento.

Outros 14% defendem que os réus sejam condenados, mas não recebam pena de prisão. Este resultado é esperado por 37% dos entrevistados.

(…)

De acordo com o levantamento, quatro em cada cinco brasileiros (82%) acreditam que o mensalão foi um caso de corrupção que envolveu o uso de dinheiro público para comprar votos no Congresso.

Isso demonstra amplo apoio popular à tese sustentada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Só 7% dizem confiar na linha de defesa dos réus, que negam a prática de corrupção e sustentam que houve apenas caixa dois de campanha. (Grifos nossos)

Íntegra aqui.

To Top