Notícias

Desastre completo: Depois da Fitch e S&P, agência Moody’s também rebaixa o Brasil

Com a perda do grau de investimento nas três principais agências, país terá debandada de recursos

dilmarouseffbrazil-kLdD--621x414@LiveMint

A agência Moody’s retirou o “grau de investimento” do Brasil nesta quarta-feira. Isso significa que agora nossa economia é considerada oficialmente “lixo” pelas três principais agências de classificação de risco do mundo.

O resultado imediato será a debandada de investimentos estrangeiros, já que diversos fundos de pensão americanos são impedidos por estatuto de investir em países sem o grau de investimento.

Em seu relatório, a Moody’s elencou os motivos para ter rebaixado o Brasil em dois níveis de uma vez só (de Baa3 para Ba2, sem passar pelo Ba1): a “escala do choque para a economia brasileira”, (ou seja, o tamanho do rombo causado por Dilma e pelo PT), a “falta de progresso do governo em atingir seus objetivos de reforma fiscal e econômica” (ou seja, a total incompetência política e administrativa do governo) e a “dinâmica política que deve persistir nesse período” (ou seja, a rejeição recorde da presidente).

Talvez seja injusto afirmar que o Brasil foi rebaixado. Dilma foi rebaixada. O PT foi rebaixado. Infelizmente, toda a população brasileira vai ter que pagar o pato.

Mais Lidas

To Top