Notícias

Endividados, brasileiros já pagam 304% de juros ao ano no cartão de crédito

Taxa chegou ao maior valor dos últimos 16 anos e continua subindo

cartao_corporativoComo se não bastassem o aumento da inflação e do desemprego, também os juros atormentam os brasileiros. Leiam a reportagem do Estadao sobre o contínuo aumento das taxas pagas em cartões de créditos:

As taxas de juros das operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas subiram em maio pelo oitavo mês consecutivo e renovaram os maiores patamares em quase cinco anos, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

No caso das pessoas físicas, novamente houve aumento nos juros em todas as seis linhas pesquisadas (juros do comércio; cartão de crédito rotativo; cheque especial; CDC-bancos-financiamento de veículos; empréstimo pessoal-bancos; e empréstimo pessoal-financeiras). O juro médio subiu 0,10 ponto porcentual em maio ante abril, para 6,87% ao mês (121,96% ao ano), o maior nível desde junho de 2010.

No caso do cartão de crédito, a taxa subiu 0,20 ponto porcentual (pp), para 12,34% ao mês (304,03% ao ano) em maio, o maior nível desde março de 1999. Em relação aos juros do comércio (crediário), houve alta em todos os 12 tipos de lojas pesquisadas, com a média geral subindo 0,05 pp, para 5,21% ao mês (83,94% ao ano). A taxa mais alta foi registrada em Minas Gerais, com 5,29% ao mês (85,63% ao ano). Nos financiamentos de veículos, o prazo médio caiu para 36 meses, o menor nível para meses de maio desde 2009.

Notícias Recentes

To Top