Notícias

Fraude tenta tirar Lula da liderança do “Algemas de Ouro”

Perfis fakes tentam distorcer resultado da votação de “mais corrupto de 2012”. Maioria dos votos suspeitos foram dirigidos ao ex-senador Demóstenes Torres

fakes_demostenes_torres

Acima alguns dos perfis fakes que votaram no ex-senador Demóstenes Torres

Informação do jornal “O Globo”:

RIO — A coordenação do Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade, que organiza o “Troféu Algemas de Ouro”, informou, em nota publicada no blog da entidade nesta quarta-feira, que detectou uma tentativa de fraude na votação, realizada no Facebook. Segundo a nota, milhares de votos vindos do exterior, provenientes de perfis falsos, foram computados na enquete, que já registrou mais de 10 mil votantes.

O Movimento 31 de Julho afimou que a maioria dos e votos suspeitos foram dirigidos principalmente ao ex-senador Demóstenes Torres. Além de serem de outros países, há perfis com nomes repetidos e outros com nomes diferentes e as mesmas fotos. Os coordenadores do movimento pedem que os internautas ajudem a identificar outras possíveis fraudes e os usuários que estão usando perfis falsos na votação, através de comentários publicados na página da enquete.

O “Troféu Algemas de Ouro” destaca as personalidades acusadas de corrupção, citadas em voto aberto na internet. Em sua segunda concorrida edição, nomes como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e do empresário Fernando Cavendish, ex-presidente da Delta Construções, estão entre os mais votados. Os três estão envolvidos em dois episódios que marcaram a cena política em 2012: o julgamento do mensalão e a CPI do Cachoeira, que investigou o envolvimento de políticos e empresários com o bicheiro.

O concurso está na reta final. Usuários do Facebook têm até o dia 15 para eleger a personalidade mais corrupta de 2012. Para votar, basta acessar a página neste link.

(grifos nossos)

Aqui o link da notícia.

To Top