Notícias

Governo quer regular Whatsapp e Netflix

Ricardo Berzoini, ministro das Telecomunicações, manifestou a ideia, que representa aceno às poderosas empresas de telecomunicação que estão perdendo espaço às novas tecnologias.

Ricardo-Berzoini

Nada de novo, não é? Governos, por essência, buscam regular serviços, produtos e qualquer coisa referente à atividade humana – especialmente quando essa atividade humana começa a gerar dinheiro e adesão das pessoas. No caso de Whatsapp e Netflix, há interesses em conflito: poderosas empresas de telecomunicação vêem seus lucros caindo em razão de tais aplicativos.

Segundo reportagem de Eduardo Rodrigues, do Estadão, a situação está no seguinte ponto:

Ecoando a insatisfação de radiodifusores e das teles com serviços de dados estrangeiros cada vez mais acessados pelos consumidores brasileiros, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse ontem que aplicativos como Netflix e WhatsApp deveriam ser enquadrados por regulações nacionais.

Na prática, essa “regulação” acontece de duas formas: interferência na forma de atuar e cobrança de tributos. E todos sabemos quem vai pagar por isso no fim das contas.

To Top