Notícias

Lobão, ministro de Dilma e Lula, é investigado sob nova suspeita

Inquérito investiga se ex-ministro lavou dinheiro em paraíso fiscal. Edison Lobão se encontrou nesta semana com ex-presidente Lula

edsonlobaoLevado ao ministério das Minas e Energia no governo Lula por indicação de Sarney, o ex-ministro Lobão está sendo alvo de novo inquérito. Leiam a reportagem do Estadao.

O senador e ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB-MA) é suspeito de ser sócio oculto de um grupo de empresas sediado nas Ilhas Cayman, conhecido paraíso fiscal caribenho. Um inquérito aberto na Justiça Federal em São Paulo foi encaminhado em fevereiro deste ano ao Supremo Tribunal Federal para apurar a eventual participação do senador na holding Diamond Mountain (em português, Montanha de Diamante), voltada, no Brasil, para a captação de recursos de fundos de pensão de estatais, fornecedores da Petrobrás e empresas privadas que recebem recursos de bancos públicos, como o BNDES, áreas de influência do PMDB.

Lobão, que comandou a pasta de Minas e Energia nos governos Lula (2008 a 2010) e Dilma (2011 a 2014), é investigado sob suspeita de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, conforme consta no inquérito encaminhado ao ministro Luiz Roberto Barroso. O ex-ministro também é alvo da Operação Lava Jato, sob suspeita de ter recebido propina do esquema de corrupção na Petrobrás, empresa vinculada à pasta de Minas e Energia.

O ex-ministro se encontrou nesta semana com Lula e Renan Calheiros em Brasília. A reunião foi convocada por Lula um dia após a Polícia Federal pedir a quebra de sigilos do presidente do Senado.

 

Mais Lidas

To Top