Notícias

Maioria esmagadora da população quer a redução da maioridade penal

Apenas PT, PCdoB, PSOL e seus braços políticos são contrários a maiores punições para criminosos com menos de 18 anos

Assassino Champinha

Champinha, menor de idade e assassino

A última rodada de pesquisas do instituto Datafolha verificou a opinião dos brasileiros sobre diversos temas, dentre eles a questão da redução da maioridade penal, que está para ir ao plenário da Câmara dos Deputados. O resultado, como esperado, foi uma maioria gigantesca de pessoas a favor. Vejam em reportagem do Jornal do Brasil:

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (22) aponta que nove em cada dez pessoas se dizem favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, em casos de crimes violentos. Na semana passada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos para crimes hediondos – como estupro e latrocínio –, lesão corporal grave e roubo qualificado, foi aprovada na comissão mista, por 21 votos a 6.

A defesa da alteração da maioridade penal cai conforme o aumento da escolaridade, informou o instituto de pesquisa. Entre os entrevistados com ensino fundamental, o apoio é de 90%. Na fatia com curso superior, 78% defende mudança. Os mais ricos também tendem a ser menos favoráveis à redução que os mais pobres. Entre os com família cuja renda mensal é de até cinco salários mínimos, 88% disseram ser a favor da redução, número que recua para 81% entre os com renda de mais de dez salários.

Como pode ser visto, nem mesmo torcendo os números com recortes específicos é possível diminuir a gritante maioria da opinião popular. No Congresso, PT, PSOL e PCdoB são contra a mudança de lei que aumente o período de prisão para criminosos com menos de 18 anos.

Mais Lidas

To Top