Notícias

Mais um para a conta da crise: Brasil tem recorde histórico de casos de dengue

Foto: James Gathany

O recorde anterior pertencia a 2013. Ao contrário do pregou a imprensa em 2014, os casas diminuíram com a falta de chuva.

Por menos lógica que fizesse, a imprensa já tentou jogar a culpa pela epidemia de dengue na falta de chuva (graças à população que armazenava água em baldes). Mas 2015 veio chuvoso e os casos triplicaram batendo o recorde histórico que pertencia a 2013, quando a crise hídrica ainda não ocupava o noticiário. Desta forma, a explicação mais lógica pode ser terceirizada para a atual recessão. Explica-se…

Foto: James Gathany

Foto: James Gathany

Cada vez mais endividados, os municípios contam com cada vez menos recursos para arcar com a estrutura necessária no combate ao mosquito da dengue. Se já era difícil em ano de crescimento baixo, como 2013 e 2014, fica ainda mais complicado com o PIB encolhendo mais de 3%, como ocorre agora em 2015.

Até setembro, foram registrados 1.463.776 casos por todo o país. E a expectativa das autoridades é de um próximo verão ainda mais caótico – assim como a expectativa para a economia brasileira em 2016.

To Top