Notícias

Novas regras da Caixa dificultam aquisição de imóveis

Em seu blog, colunista da Veja.com explica como as novas regras tornam mais difícil o sonho da casa própria

caixa economica federalMariana Barros, no blog “Cidades sem fronteiras”, explica em detalhes como ficaram as novas regras para financiamento de imóveis:

Milhares de brasileiros que pretendiam comprar um imóvel ficarão a ver navios. A Caixa Econômica Federal, responsável por 70% dos financiamentos imobiliários do país, mudou as regras do jogo. Para os imóveis que valem até 750 mil reais, a entrada mínima de 20% passou para 50%. Ou seja, quem não tiver na mão metade do valor total, não consegue financiar o restante. Já para os imóveis que valem mais de 750 mil reais, a situação é ainda mais complicada. A entrada passou de 30% para 60% do total. As alterações valem para os imóveis usados.

Mesmo se as regras não tivessem mudado, o setor já enfrentaria problemas. É o que mostra o balanço do primeiro trimestre feito pela Abecip (associação do crédito imobiliário): pela primeira vez desde 2002, houve queda no financiamento imobiliário. E a decisão da Caixa de reduzir o teto só reforça essa tendência para os próximos meses.

As novas regras se somam ao aumento da taxa de juros para os mais pobres, que já tratamos por aqui no mês passado.

Notícias Recentes

To Top