Notícias

Presidente da Odebrecht é preso em nova fase da operação da Lava Jato

Empreiteiras que até agora, surpreendentemente, não tinham dirigentes presos, foram surpreendidas nesta manhã

lula-itaquerão-odebrechtAs investigações da Operação Lava Jato levaram a Polícia Federal a realizar novas prisões preventivas nessa manhã de sexta-feira. Hoje, foram presos os diretores de duas gigantes da construção civil no país, Odebrecht e Andrade Gutierrez. Leiam na Veja online:

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a 14ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Erga Omnes (do latim, Contra Todos), e mira agora as construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez. Cerca de 220 agentes cumprem doze mandados de prisão e 38 de busca e apreensão em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul). Alvos de mandados de prisão preventiva, o diretor-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, já foram presos.

Também foram expedidos mandados de prisão preventiva contra o diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, apontado por delatores do petrolão como operador de propina na empreiteira, o diretor Rogério Araújo, da Odebrecht Plantas Industriais e Participações, e o executivo Márcio Faria, citado por delatores como o contato da construtora no Clube do Bilhão. Entre 2008 e 2012, Alencar encontrou-se diversas vezes com Rafael Angulo Lopez, auxiliar do doleiro Alberto Youssef que, além de distribuir a propina do petrolão para políticos, também fazia depósitos em contas no exterior para beneficiários do esquema criminoso. O executivo chegou a viajar com o ex-presidente Lula para o exterior em uma “missão oficial” do petista para Guiné Equatorial. Já Araújo foi apontado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa como a pessoa que sugeriu a ele que abrisse uma conta no exterior para receber propina da empresa.

Vale lembrar que a Odebrecht é muito próxima ao ex-presidente Lula que inclusive, por essas relações, está sendo investigado por suposto tráfico internacional de influência.

Notícias Recentes

To Top