Notícias

PSDB pedirá o impeachment de Dilma Rousseff na próxima semana

Bancada do partido na Câmara é amplamente favorável à tese. Planalto estuda como reagir

129_1842-Dilma (2)Leiam os trechos da reportagem da Agência Estado:

A bancada do PSDB na Câmara pretende apresentar na próxima semana, “entre terça e quarta-feira”, o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade, com base nas chamadas pedaladas fiscais, e por suposta omissão da petista no esquema de corrupção da Petrobras. O líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que apresentará o parecer dos deputados ao presidente da legenda, senador Aécio Neves (MG) mas entende que já há elementos suficientes para conseguir o impedimento da presidente.

O PSDB aguarda um parecer do professor Miguel Reali, antes de anunciar uma decisão sobre o tema. Tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se posicionaram contrários ao pedido de impeachment. No entanto, Sampaio afirma que o protagonismo da decisão é da bancada na Câmara. “Respeitamos a posição do ex-presidente Fernando Henrique e dos ex-senadores que discordam, mas a Casa que decide é a Câmara. A bancada tem clareza de que o momento enseja o impeachment. As motivações dadas tanto no petrolão com a omissão dela (presidente Dilma) como nas pedaladas fiscais, com o comportamento dela, são elementos necessários”, disse Sampaio que afirma ter apoio de 95% da bancada, embora não tenha apresentado um levantamento preciso.

Alguns notáveis juristas já crêem haver fundamentos legais para o impeachment, dentre eles Ives Gandra Martins (leiam aqui) e Modesto Carvalhosa (entrevista aqui).

Mais Lidas

To Top