Notícias

Retrospectiva 2013: em outubro, o fracasso do Leilão de Libra

Mesmo com a popularidade se recuperando, Dilma era reprovada pelos brasileiros em 8 de 9 áreas pesquisadas.

lula-dilma-petrobras

Ele poderia ter se arrependido de alguns cabos eleitorais, da ministra de Dilma que usou um helicóptero do SAMU para fazer campanha, do governador do Distrito Federal que utilizou uma quadrilha de fakes na web, ou das políticas petistas que findaram na fusão da Oi com a Portugal Telecom. Mas, em outubro de 2013, Lula preferiu se arrepender dos ministros que indicou ao STF.

Haddad ainda achava que arrecadaria 24% a mais com aumento do IPTU. Valorizou até a Cracolândia apostando nessa carta, mesmo a prefeitura não fazendo ideia de onde era investido mais da metade daqueles recursos.

Apesar das notícias de recuperação da imagem da presidente, os brasileiros reprovavam Dilma em 8 de 9 áreas pesquisadas. Até o popular Bolsa Família recebeu denúncias de uso em Caixa 2. Foi quando o PT decidiu que iria investir 12 milhões de reais em militantes na web. De fato, eles precisavam de uma melhor assessoria na web, ou não teriam gerado uma reunião de emergência em Brasília após erro publicado no Twitter da presidência. Completando as atitudes questionáveis online, pediu a retirada de perfil fake do Blog do Planalto.

Em ritmo de campanha, Dilma, após aumentar em 900% gastos com propaganda do “Minha Casa, Minha Vida”, bateu recordes de pronunciamentos na TV e entregou casas sem luz ou água na Bahia.

A economia seguia em queda. Especialistas acreditavam que uma vitória da oposição dali a um ano poderia melhorar o quadro. Deu inclusive no New York Times que o governo Dilma não tinha a mão boa. Até o nobel de economia viu indícios de uma bolha imobiliária no país. Mas, apesar de tudo, Mantega não perdeu o emprego.

Enquanto descobria-se que Geraldo Alckmin fora jurado de morte pelo PCC, a Petrobras perdia 2 bilhões de reais por mês ao não reajustar, graças a pedidos da presidência, o preço da gasolina. Não à toa, o Leilão dos campos de Libra foi considerado um retumbante fracasso.

Para ler o que aconteceu em setembro de 2013, clique aqui.

To Top