Notícias

Sob Dilma, indústria brasileira regride três anos

Dados divulgados pelo IBGE apontam grande recuo da produção industrial no país.

1515704-0349-atm14

Notícia publicada no Diário do Comércio, com informação do Estadão Conteúdo:

A produção industrial caiu 0,6% em novembro em relação a outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da queda de novembro, o IBGE divulgou uma revisão dos dados de outubro. A alta de 0,9% na produção em outubro foi corrigida para um crescimento de apenas 0,1%, o que confirma um cenário de pouco dinamismo na indústria.

A queda de novembro reforça o quadro de fragilidade da indústria, embora tenha sido menos acentuada do que o mercado esperava. Com a queda de novembro, é como se a produção tivesse recuado três anos.

Em novembro, 16 dos 27 setores analisados pelo IBGE registraram queda, com destaque para as perdas das indústrias extrativas (-6,7%) e dos veículos automotores (-2,8%). A produção de bens de capital também caiu, mostrando que não houve uma retomada dos investimentos.

Economistas alertam que o desempenho da indústria aponta para um quarto trimestre fraco da economia, confirmando as previsões que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deve fechar abaixo de 1% em 2012.
“No último trimestre, a recuperação que a gente esperava não aparece. Ela não só foi postergada como aumentaram as incertezas sobre quando aparecerá, se será nos primeiros meses de 2013 ou não. Não há nada que permita dizer que ela vai acontecer no início do ano”, disse Rogério César de Souza, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial.
Leia mais aqui.

Mais Lidas

To Top