Notícias

TCU confirma superfaturamento em cartilhas da gestão Lula

Da Folha de São Paulo de hoje:

O Tribunal de Contas da União confirmou superfaturamento e pagamento por serviços fantasmas em contratos firmados pela Presidência para a impressão de 5 milhões de cartilhas de propaganda do governo Lula, entre 2003 e 2005.
O montante desviado, entre itens superfaturados e não entregues ao governo, segundo o TCU, é de cerca de R$ 10 milhões.
Foram aplicadas multas de R$ 2,6 milhões a gráficas, agências de publicidade e a parte do núcleo que comandava a área de comunicação do governo, então dirigida por Luiz Gushiken.
A decisão do TCU é do dia 29 de março. Agora, o acórdão e cópias do processo seguem à Procuradoria da República, que irá avaliar se houve improbidade administrativa e desvio de recursos.
A partir de 2003, a Secretaria de Comunicação de Governo adquiriu cartilhas para divulgar ações do governo. Normalmente, o material deveria ter sido entregue ao governo e depois distribuído.
Mas cerca de 1 milhão de cartilhas, segundo a Secom, teriam sido distribuídas aos diretórios do PT sem passar por controle oficial.

 

Comentário:

O TCU levou 5 ANOS! pra confirmar fraudes em contratos do governo Lula. Pra quem não lembra, esse foi o período em que estourou o escândalo do Mensalão, e Luiz Gushiken é um dos réus no processo que apura o caso no STF. Responde pelo crime de peculato, ou seja, desvio de dinheiro público. As informações do TCU provavelmente não entrarão no processo, mas poderão refletir na decisão dos magistrados.

O Implicante prepara uma cobertura especial sobre o maior escândalo de corrupção da história brasileira e acompanhará o processo até o julgamento previsto para o 2° semestre deste ano.

Mais Lidas

To Top