Implicante

/ Editorial

31 de outubro de 2011

Lula, o câncer e a política

white 15 Lula, o câncer e a políticaKindle

12 MHG pais lula dilma434556 550x351 Lula, o câncer e a política

O anúncio de que Lula está com câncer pegou a todos de surpresa. Entre os políticos, a reação geral, tanto de aliados quanto de opositores, foi de solidariedade, como é de se esperar. Nos portais e blogs, algumas horas depois já havia dezenas de textos analisando a repercussão e as eventuais mudanças na política com a doença do ex-presidente, antes mesmo de a maioria da população tomar conhecimento do caso. No Twitter, as hashtags #ForçaLula e #LulanoSUS identificavam os simpatizantes e críticos de Lula.

Lula no SUS

A tag chegou a figurar entre os trending topics por algum tempo na tarde de sábado. Muitos (como nós, no post em que demos a notícia) lembraram da declaração de Lula sobre “a saúde no Brasil estar caminhando à perfeição”. Apesar de não haver nada de errado em se cobrar coerência do ex-presidente, é preciso tomar cuidado com esse tipo de proposta: como lembrou o administrador do Implicante, Gravz, em seu blog pessoal, fazer as pessoas escolherem determinado tipo de serviço em função do cargo ou profissão que exercem é inconstitucional e típico de regimes totalitários. Ironicamente, um projeto de lei bem semelhante a esta campanha é defendido por um ex-ministro do governo do próprio Lula: o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pretende obrigar os filhos de políticos a estudar em escolas públicas.

*ATUALIZAÇÃO* O Gravz postou hoje em seu blog um vídeo de Lula afirmando que desejava ficar doente para poder se tratar na UPA que estava inaugurando em Paulista (PE), quando ainda era presidente:

*ATUALIZAÇÃO 01/11* Também vale o registro do episódio em que Lula repreendeu a mãe de Caetano Veloso, em tom de brincadeira, por não ter chamado o SAMU quando teve um problema de saúde.

Portanto, está provado que quem pede para que Lula se trate no SUS está apenas defendendo uma tese que é simpática ao próprio Lula e seus aliados. Nenhum jornalista, político ou militante petista tem o direito de repreender quem pensa desta forma.

Os petistas e o câncer

dilma peruca1 300x176 Lula, o câncer e a políticaNo caso do linfoma de Dilma Rousseff, nós já vimos como o PT pode utilizar a doença como “ativo eleitoral”. Em 2009, alguns dias após o anúncio do tratamento da então ministra e candidata presidencial do partido, petistas graúdos como Fernando Haddad e Marco Aurélio Garcia já afirmavam que o câncer de Dilma serviria para fortalecer sua candidatura. Apesar de o tema ter sido pouco explorado durante a campanha, em algumas ocasiões saltava aos olhos a peruca desajeitada de Dilma, como que nos lembrando sutilmente o sofrimento pelo qual a candidata estava passando. O acessório parecia ter sido pego emprestado de algum personagem de programa humorístico da TV Record, contrastando com o “extreme makeover” a que Dilma foi submetida para participar da eleição.

Diante desse histórico, é legítimo que pessoas não alinhadas com o petismo especulem que Lula tentará capitalizar de todas as maneiras possíveis o fato de estar com um tumor. Assim como é legítimo cobrá-lo por ter decidido se tratar em hospital particular, a despeito de suas declarações sobre o sistema de saúde pública. Afinal, se o ex-presidente tem o costume de se apresentar como exemplo de superação por conta da falta de estudo e até mesmo do dedo que perdeu no torno mecânico, é evidente que uma eventual vitória contra o tumor serviria para alimentar sua mitologia pessoal.

Já quando o acometido pelo câncer é um adversário do PT, os militantes do partido não demonstram o mesmo cuidado e responsabilidade que exigem dos que falam sobre a doença de Lula. A sorte dos petistas é que Mario Covas adoeceu em um período em que a internet não era tão disseminada, mas os mais velhos hão de se lembrar o tratamento reservado ao então governador de SP pelos partidários de Lula e José Dirceu. Eles não se limitavam a ofender: Covas chegou a ser agredido fisicamente por militantes petistas, que haviam sido incitados por Dirceu, alguns meses antes de morrer. Outro exemplo é o homem que foi blogueiro oficial do próprio Lula, Jorge Henrique Cordeiro (nós já falamos dele aqui), nomeado mesmo após ter postado este tipo de comentário no blog do jornalista Reinaldo Azevedo.

Oposição a Lula e à doença

Alguns petistas e seus simpatizantes na internet se apressaram em condenar uma suposta reação de oposicionistas ao fato. Imaginam que, secretamente (já que em público todas as manifestações foram de apoio), grande parte dos que não gostam de Lula torcem para que ele padeça, e até ficaram felizes com a notícia de que o ex-presidente está com câncer. Por isso, desconfiam de hipocrisia nos votos de solidariedade expressados por adversários do PT.

Por mais que, em tempos de “patrulha virtual” petista profissionalizada, seja preciso tomar cuidado com a procedência do que se lê, principalmente nas áreas de comentários de blogs e portais de notícias, não duvidamos que alguns pensem assim. Porém, trata-se de uma visão certamente minoritária e estúpida, visto que, qualquer que seja o resultado da luta de Lula contra a doença, politicamente o lulopetismo só tem a ganhar. Como demonstramos acima, uma vez curado, Lula ficará muito fortalecido. Caso venha a acontecer o pior, o cenário seria ainda menos favorável à oposição e a políticos que não reverenciem o mito lulista. Quanto mais abrupto, traumático, triste e trágico for o seu fim, mais difícil será para a sociedade brasileira livrar-se de seu legado. O lulismo provavelmente se tornaria uma espécie de “peronismo à brasileira”, com políticos de esquerda, centro e até mesmo de direita em todo o país reivindicando por décadas a fio o título de herdeiro legítimo de Lula.

Portanto, o único caminho correto e sensato a todos, mesmo os que discordam frontalmente e combatem a atuação de Lula na política, é torcer pelo pronto restabelecimento do ex-presidente. Mas também é preciso não confundir a torcida pelo homem Lula e pelo político Lula. O presidente do PSDB Sérgio Guerra emitiu nota em que foi além dos votos de boa sorte, afirmando que “Lula ainda tem muito a contribuir para o debate público nacional”. Errado. Como presidente do maior partido de oposição, Guerra deveria saber que a contribuição de Lula para o debate público nacional é deletéria, pois busca apenas defender seus próprios interesses e os de seu grupo político. A mais recente proposta abraçada por ele, por exemplo, é o projeto de reforma política apresentada pelo PT com objetivo de perpetuar o partido no poder. A única grande formulação lulista de que se tem notícia é a “Teoria da Bravata”, segundo a qual o político tem o direito de defender algo quando é oposição e o seu oposto quando assume o governo.

Os comentários do blog

Para encerrar, esclarecemos nossa postura em relação aos comentários sobre o assunto aqui no Implicante. Nós costumamos usar humor e ironia em nossos textos e vídeos, e até pegamos pesado em certos assuntos. Problema de saúde, no entanto, não é matéria de escárnio. Vetamos e continuaremos a vetar comentários que façam até brincadeiras leves com a doença de Lula. Por mais que nós desejemos o fim da influência lulista na política brasileira, a luta contra o câncer não tem nenhuma relação com sua atuação como homem público. Assim como não queremos que seus admiradores façam tal associação para exaltá-lo, nós também reprovamos aqui quem a faça de forma negativa ou mesmo como piada.

compartilhe

Tópicos ,

15 Comentários

  1. carlos campos22 de novembro de 2011 às 14:50

    Lula muito esperto, tratou-se no Sirio- Libanês, ficou longe dos médicos e da medicina CUBANA , onde diferente ,Hugo Chavez procurou se tratar , e segundo noticias da Venezuela, os procedimentos, e os recursos tecnológicos são defasados por 10 anos , Chavez está debilitado ,espero que Lula , sadio , prove que o SUS é uma beleza , as escolas públicas padrões de ensino e a Segurança nota 10. Aguardaremos voce, ok??…Lula?.

  2. Cogo5 de novembro de 2011 às 00:34

    ‘”LULA no SUS”, “enjoa’”; “provoca vergonha”; “é preconceituosa”; “agressiva”; machuca, incomoda, é inveja.

    Vamos escrever a frase corretamente e seu significado: “LULA no SIRIO-LIBANÊS”, significa confissão de que A INICIATIVA PRIVADA organizada e profissional é modelo de eficiência, resultados positivos e atende as necessidades do cidadão, enquanto o Serviço Público aparelhado não atende nem mesmo os mais desfavorecidos. PONTO FINAL.

  3. Leticia Martelle2 de novembro de 2011 às 12:17

    VOCÊ JÁ VIU LULA DISCURSANDO NOS PALANQUES DA VIDA ?
    ENTÃO OBSERVE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES O VERDADEIRO LULA.
    QUEREM CONHECER UM HOMEM QUE SEMPRE ABRIGOU ÓDIO E CORRUPÇÃO NO CORAÇÃO E JÁ TEVE A CORAGEM DE DESEJAR O EXTERMÍNIO DE SEUS ADVERSÁRIOS (DEM) , E HOJE PARTE DA IMPRENSA QUER TRANSFORMÁ-LO EM HERÓI SÓ PORQUE ELE ESTAR DOENTE?
    Vou lhes falar sobre um político que além abrigar ódio no coração, esse homem nos palanques da vida política, sempre teve o propósito com muiiiita propriedade de colocar Pobres contra Ricos , irmãos contra Irmãos, Brasileiros contra brasileiros.
    Esse Homem é o Lula, o mesmo Lula que ao subir nos palanques da Vida política , fala cuspindo, gritando com gestos corporais agressivos onde vai se transformando em ódio ao ficar com rosto todo avermelhado e com isso cuspindo seu ódio o qual tem por seus adversários políticos quando propositalmente coloca Pobres Contra Ricos, Brasileiros Contra Brasileiros, irmãos contra Irmãos tudo em pro das eleições .
    Esse homem cheio de ódio no Coração se chama Lula da Silva que já disse que o DEM (Adversário político) deveria ser exterminado da face da terra .
    Se você não conhecia esse lado do Lula , sugiro que vá a um discurso político dele nas próximas eleições , e passe observar que ele ao discursar, começa a ficar avermelhado, gritar com gestos e movimentos grosseiros e agressivo, falando alto e cuspindo suas bravatas maldosas e adorando vê seu ódio fazendo efeito em seus companheiros .
    Esse é O Lula !!!
    Ou você ingenuamente acha que ele por estar doente no momento abandonou suas raízes de ideologia e caráter ?
    Tenho pena desses brasileiros ingênuos que acham que Lula mudou assim repentinamente .
    Que acham Lula vai parar de articular junto com seu partido(PT) , o controle(censura) da Imprensa .
    Aguardem, ele esta r apenas pegando fôlego para voltar a soltar suas bravatas ofensivas e absurdas e quando ele notar que a imprensa não estar mais ao lado dele, ele voltará a articular o controle dela.
    Pergunto: Quem foi o ex presidente brasileiro que deu asilo político ao Assassino e Terrorista Cesare Batiste mesmo sabendo que milhões de brasileiros foram contra ?
    Quem foi o ex presidente brasileiro que covardemente negou ajuda e asilo político aos boxeadores Cubanos que queriam fugir da Ditadura de Cubana ?
    E Além de ter negado ajuda , covardemente mandou deportá-los as presas por ordens de seu amigo e chefe o ditador Fidel ?
    Quem foi o ex presidente brasileiro que em visita a Cuba , virou as costas negando direitos Humanos aos presos políticos Cubanos que faziam greve de fome contra a ditadura Cubana ?
    Quem foi o ex presidente Brasileiro que Comprou(Subornou) a UNE e o MST , para não saírem nas ruas contra seu governo corrupto ?
    Quem foi o ex presidente brasileiro que se juntou a corruptos do tipo Sarney, Collor e Renan, os quais no passado quando oposição já os tinha chamado de Ladrões ?
    Quem foi o ex presidente brasileiro que defendeu com unhas e dentes o Chefe de quadrilha José Dirceu e seu outro companheiro corrupto Palocci ?
    Quem é o ex presidente do Brasil conhecido como : O HOMEM DO NÃO SEI DE NADA, NÃO VI NADA, E NADA SEI , referindo-se ao Mensalão do PT em seu governo mas logo depois em depoimento junto a policia Federal esse mentiroso confessou que sabia de tudo.
    Quem é esse ex presidente tão mentiroso, demagogo, oportunista e enganador ?
    Quem foi o ex presidente brasileiro que fez de seu governo o mais corrupto já visto no Brasil ?
    Quem foi o presidente que tentou aproxima RO Brasil de países com regime ditador do tipo : Venezuela, Cuba e Irã ?
    Quem !?
    Esse é o Lula, quem não o conhece, que o compre !!!!
    LULA, VOCÊ PODE ATÉ ENGANAR A MUITO, MAS COM CERTEZA NÃO A TODOS !!!!!
    No Brasil todos sabem : LULA NADA CRIOU COMO PRESIDENTE, apenas copiou e manteve na íntegra o plano Real que recebeu de seu antecessor(FHC) . Isso é fato, o resto é bla, blá,blá de comunistas corruptos.

  4. Leticia Martelle2 de novembro de 2011 às 00:19

    QUEREM CONHECER UM HOMEM QUE SEMPRE ABRIGOU ÓDIO E CORRUPÇÃO NO CORAÇÃO E JÁ TEVE A CORAGEM DE MANDAR EXTERMINAR SEUS ADVERSÁRIOS(DEM) POLÍTICOS , E HOJE PARTE DA IMPRENSA QUER TRANSFORMÁ-LO EM SANTO SÓ PORQUE ELE ESTAR DOENTE?
    Vou lhes falar sobre um que além do ódio que abriga no coração, esse homem nos palanques da vida política, tem o propósito com muiiiita propriedade de colocar Pobres contra Ricos , irmãos contra Irmãos, Brasileiros contra brasileiros.
    Esse Homem é o Lula , o mesmo Lula que ao subir nos palanques da Vida política , fala cuspindo , gritando com gestos corporais agressivos e violentos e vai ficando com rosto todo avermelhado e cuspindo seu ódio o qual tem por seus adversários políticos quando propositalmente coloca Pobres Contra Ricos, Brasileiros Contra Brasileiros, irmãos contra Irmãos.
    Esse homem cheio de ódio no Coração se chama Lula da Silva que já disse que o DEM deveria ser exterminado .
    Se não conhecia, sugiro que vá a um discurso político dele, e passe observar que ele ao discursar, começa a ficar avermelhado, gritar com gestos e movimentos grosseiros e agressivo, falando alto e cuspindo e adorando vê seu ódio fazendo efeito nas pessoas .
    Esse é O Lula !!!
    Tenho pena desses brasileiros ingênuos que acham que Lula mudou .
    Que acham que Lula na primeira oportunidade não irá Controlar(censura) a imprensa .

  5. Ismael1 de novembro de 2011 às 15:30

    A maior parte das pessoas equilibradas e politizadas separam o homem Lula do político. Pô, afinal, câncer ninguém merece. Não desejo pra ninguém. Mas seria essa a reação a se esperar da “plebe ignara” na hora do calor do combate? Acho que por termos uma oposição pusilânime, que nem sequer defende o SUS, vê-se pela internet uma penca de manifestações muito pouco compreensivas com a doença de Lula. Convenhamos até que o cancêr de Lula nem é tão grave e que são maiores as chances de cura do que de piora. Convenhamos tb que a Dilma e o PT estão tentando tirar proveito pol´tico da situação, espichando o “coitadismo” que levou Lula ao poder.
    Mas fazendo um paralelo com o caso Kadafi, é possível condenar os que se regozijam com a desgraça de alguém que julgam o repsonsável pelo estado de mazela moral a que chegamos? Se eu fosse parente de uma das MUITAS vítimas de Kadafi, talvez eu estivesse rindo atoa com o linchamento dele. Do mesmo modo, se eu tivesse assistido uma filha ou um pai morrer na porta do SUS, sem atendimento, eu estaria agora pedindo pro Lula ser atendido num hospital boca-de-porco.
    As manifestações que pedema Lula se tratar no SUS são muitas para serem ignoradas por pessoas que pensasm a política. Elas demonstram que é legítimo aos sofredores ( que com certeza não são os leitores deste blog) que fiquem revoltados com a conta da corrupçaõ a pagar. É bom o PT acordar e prinicipalmente a oposição de merda fazer algo pra recuperar o respeito.

  6. Daniel Barros1 de novembro de 2011 às 12:02

    Senhores, eu entendo perfeitamente a cobrança em relação ao SUS, principalmente depois de assistir ao vídeo da coluna. Talvez, a minha crítica seja com relação ao modo como o assunto foi tratado. A cobrança, na minha opinião, deveria ser feita com indagamentos: “Como o senhor acha que seria tratado no SUS? O SUS teria condições de oferecer um tratamento adequado, baseado nas orientações emitidas pelo Ministério da saúde? O tempo de espera por um tratamento é o ideal? Quão longe do recomendado está o nível de tratamento?”. O que eu percebi, em vários comentários de diversos veículos, foi o aproveitamento da ocasião para o despejo de rancores associados ao homem Lula. As críticas devem ser direcionadas à figura política, e em tom politizado. Eu só achei que as pessoas (generalizando absurdamente) estão indo na direção errada, movidos, quem sabe, por uma inquietação legítima.
    Enfim, tô falando demais e, como sou disléxico, é muito provável que vocês não tenham entendido PN do que eu quis dizer. Abraço pra todo mundo aí…

  7. Joaquim Borges1 de novembro de 2011 às 11:47

    Engraçado que só agora que o caso ocorreu com o Lula é errado falar de doenças alheias, enquanto era só o Covas era estratégia de campanha e era aplaudido pelos militantes, não acho correto desejar mal ao lula, mas não fui eu quem disse qualquer coisa que seja do Covas também.

  8. Thiago1 de novembro de 2011 às 02:06

    Se permitirem, gostaria de reproduzir o que escrevi no meu perfil do Facebook:

    “Bem, sou a favor do Lula fazer seu tratamento no SUS, não é uma questão de que uma parte do SUS é ruim, para não dizer péssimo (o que é facilmente notado por alguém que já entrou em um hospital público). Mas é pelo exemplo de que ele não é melhor do que ninguém!
    Tudo bem que ele ganhe cerca de R$ 200 mil para fazer palestra, onde exalta o seu governo e sua pessoa, mas ele poderia se tratar no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo [ http://www.icesp.org.br/ ], não, não é um hospital privado, mas público e integrante do SUS!
    Querer que ele se trate no SUS não significa que ele sejam mal atendido ou que venha a falecer na fila de espera do atendimento. É querer que ele seja exemplo, afinal falou que o SUS estava próximo a perfeição (isso em 2006!) e até sugeriu que o Obama fizesse um SUS nos EUA!
    Não o conheço pessoalmente, então não posso fazer um “julgamento” da pessoa, logo, como qualquer ser humano, merece respeito! O meu “desrespeito” é ao político e só! Sendo assim, espero que ele se trate e se cure, seja no hospital que for, como pessoa! Mas com a visão do político, espero e cobro que ele fizesse o tratamento no SUS sim! Assim como muitos cobram que os políticos matriculem seus filhos nas escolas públicas! Ou só porque é o Lula, ele é diferente e merece tratamento diferenciado?
    Sendo assim, encerro meu comentário, sabendo que poderia expor muito mais, mas que me dou por satisfeito por aqui!

    P.S.: Só para informação! Instituto do Câncer de SP é o primeiro a fazer cirurgia sem corte pelo SUS – http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/10/29/instituto-do-cancer-de-sp-e-o-primeiro-a-fazer-cirurgia-sem-corte-pelo-sus/

    Bem, como se pode observar, o hospital ao qual me refiro é referência ao tratamento de câncer em SP (e é público e integrante do SUS), não quero que a pessoa morra, pois não desejo a morte de ninguém, por mais que discorde de praticamente tudo o que ele fala como político.

  9. Priscylla Domingues31 de outubro de 2011 às 22:58

    MUITO LÚCIDO, TRANSPARENTE E TRAZ À MEMÓRIA CENAS IMPORTANTES E ESCLARECEDORAS… é muito fácil, agora que uma tragédia pessoal se abateu sobre o cidadão Luís Inácio Lula da Silva, colocá-lo de santo, mesmo diante de tantas colocações estaparfúdias feitas por ele, enquanto politicava. Quem se arrisca a ser presidente, assume o ônus e bônus de quem se auto declara homem público!! Assume tb ouvir comentários a seus favor e contra si mesmo. As redes socias não democratizara a ignorância não, elas apenas deram voz aqueles que são apartidários, mas que ainda assim, têm oipinião. Respeito quem de repente; viu um lampejo de santidade em Lula, prática comum aqueles que naturalmente se apiedam das tragedias que se abatem sobre o próximo, mesmo que o próximo seja um ex-presidente, que em outra nota, foi elevado a quase “beato”porque nasceu pobre, viu a primeira mulher padecer no SUS., blá, blá, blá… O detalhe é que neste mesmo lugar encontam-se a maioria dos brasileiros, que nem por isso tiveram sequer qualquer privilégio. NÃO QUERO QUE NEM O LULA, NEM NINGUÉM MORRA DE CÂNCER. RESPEITO O DRAMA PESSOAL DELE, PORQUE JÁ VI ESTE MESMO DRAMA DE MUITO PERTO. Mas aida sim, CONTINUO AFIRMANDO QUE NÓS SIMPLES MORTAIS, ELEITORES OU NÃO DE LULA, PRECISAMOS PAGAR DUAS VEZES POR UM SERVIÇO DEFICITÁRIO DE SAÚDE: PAGAMOS OS IMPOSTOS, QUE DEVERIAM ESTAR SENDO INVESTIDOS NA SAÚDE E NÃO SÃO E PAGAMOS POR UM PLANO DE SAÚDE PARTICULAR, SE NÃO QUISERMOS MOFAR E MORRER SEM ANTENDIMENTO. SOU REALISTA, NEM UM POUCO ROMÂNTICA, SÓ REALISTA. MAS NÃO DEIXO DE ME COMPADECER COM A SITUAÇÃO DO LULA. SÓ SOU COERENTE E ATESTO O QUE EU DISSE. ELE DEVERIA SE TRATAR NO SUS. SÓ ISSO… E NÃO SOU IGNORANTE NÃO…

  10. alexandre31 de outubro de 2011 às 21:05

    Agiram mal com o Covas e o Reinaldo Azevedo mas um erro não pode justificar o outro. Senão nunca vai acabar essa picuinha entre PT e PSDB. Amanhã um tucano pode ficar doente (não estou “rogando praga”, é só uma hipótese) e aí alguns fanáticos petistas vão atacar, alegando que atacaram o Lula. Nunca terá fim. Aliás, a postura desse blog, do Reinaldo Azevedo, do Ricardo Setti e do Noblat foram civilizadas. Separaram o Lula político do Lula homem. E isso não é “hipocrisia da direita” ou “politicamente correto”, como saiu nas redes sociais. É bom senso.

  11. alexandre31 de outubro de 2011 às 20:38

    Sobre essa questão do “Lula no SUS”, só acho que deveriam esperar a melhora dele para cobrar o serviço de péssima qualidade do SUS. Poderiam dizer assim para ele : “vc elogia o SUS mas na hora do aperto foi para um hospital privado. O povo não tem essa escolha”.

  12. Eduardo31 de outubro de 2011 às 17:11

    Eu até entendo essa manifestação em comparar entre os que utilizam o SUS com aquele quem tem poder econômico e o privilegio de não usa-lo. Entretanto o que essas pessoas têm que entende, é que o Sistema de Saúde Publico dos Pais não funciona por causa do Ex-presidente Lula ou apenas por ele quando esteve na Presidência da Publica, e sim por todo Estado Brasileiro, pois definitivamente temos um Estado Corrupto em todos os níveis e seguimentos historicamente.
    O que essas pessoas deveriam perceber que se o SUS não funciona bem, não é por falta de Dinheiro, mas sim pelos bilhões de reais que se desviam e se roubam neste país. Assim como se rouba na educação, habitação, copa do mundo, merenda escolar, computador nas escolas, construções inacabadas por falência fraudulentas, etc.etc.etc.
    Aos que querem atribuir o mau funcionamento do SUS ao Presidente Lula ou são ignorantes por conveniência ou são manipulados por informações que não passam de um jogo de mentiras tentando fazer acreditar que aquele gestor publico é mais corruptos que o outro, ou que determinado Partido Político é menos corrupto que o outro.
    Para finalizar tenho certeza que qualquer cidadão ainda que queira ser um homem publico honesto não vai conseguir e terá que conviver harmonicamente com a roubalheira no país, pois todos eles se locupletam de alguma forma do dinheiro Publico, pois ainda que seja legal é imoral o indecente muito dos rendimentos que recebem do Estado Brasileiro.

  13. Daniel Barros31 de outubro de 2011 às 15:22

    Independente da posição política do Blog (e da minha), esse foi o primeiro texto em que me senti incomodado pelo discuso que o permeia. Lula no SUS, a despeito de todos os argumentos tecidos, é sem graça, é ruim como modelo de protesto, é PT. (Mais uma vez, muito obrigado pelo espaço).

    • Implicante31 de outubro de 2011 às 15:34Autor

      Daniel, só para ficar claro: nós aqui não defendemos que Lula se trate no SUS. Só não censuramos quem divulga essa ideia, justamente por se tratar de uma evidente hipocrisia no discurso dele.

  14. Rodrigo31 de outubro de 2011 às 14:40

    Brabo é esse papinho de debate do Guerra. Que história é essa de debate? Cada um tem seu ponto de vista e pronto, isso não existe no Brasil. O que existe é forçar uma barra de ser um pouco lulista pra melhorar a popularidade. Ridículo.

Publicidade
Publicidade