Implicante

/ Notícias

18 de outubro de 2012

Câmara oficializa semana de 3 dias e Marco Maia (PT-RS) diz que quem é contra não tem “inteligência emocional”

white 15 Câmara oficializa semana de 3 dias e Marco Maia (PT RS) diz que quem é contra não tem inteligência emocionalKindle

marco maia crise 508x338 Câmara oficializa semana de 3 dias e Marco Maia (PT RS) diz que quem é contra não tem inteligência emocional

Reportagem da Folha de S. Paulo:

A página no Twitter do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), foi invadida nesta quinta-feira (18) por manifestações indignadas de internautas contrários à decisão da Casa de só realizar votações às terças, quartas e quintas-feiras.

Embora essa seja uma prática dos deputados, a Câmara aprovou ontem mudança no regimento interno para que as sessões deliberativas, em que a presença dos parlamentares é obrigatória, ocorram apenas três vezes por semana.

Há mais de 120 comentários criticando a decisão só no início desta tarde, mas as críticas na página do petista começaram desde a aprovação da mudança. São frases do tipo “são pessoas como você que me fazem ter vergonha de ser brasileiro” ou “daqui a pouco os deputados vão querer fazer home office”.

Apesar da enxurrada de críticas, o deputado não respondeu aos ataques. Há internautas que sugerem ao deputado reduzir os salários dos parlamentares proporcionalmente à diminuição na jornada de trabalho.

Maia trocou farpas ontem com o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que negou ter apoiado a proposta. Líder do PPS, Bueno disse que o partido votou contra a aprovação da mudança e classificou a medida de “gazeta” na Câmara.

Em nota direcionada a Bueno, Maia disse que a reação do deputado é “mais um devaneio de quem desconhece o regimento da Câmara e a prática legislativa”.

Sem justificar os motivos para a mudança, Maia diz na nota que o parlamento brasileiro “é um dos que mais aprova no mundo” e afirma que, se o deputado tivesse “inteligência emocional” procuraria se informar sobre o funcionamento do Congresso em outros países.

“O Legislativo brasileiro é um dos poucos que funciona cinco dias por semana durante o ano todo. O desconhecimento do deputado talvez esteja baseado na sua própria prática de considerar apenas a atividade parlamentar a presença em plenário, o que não é a realidade da maioria dos parlamentares que hoje atua na Câmara dos Deputados”, afirma Maia na nota.

MUDANÇA

A alteração no regimento formaliza o esvaziamento das sessões realizadas nas segundas e sextas-feiras no plenário. A proposta foi assinada pelo presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), e pelos demais integrantes da mesa diretora da Câmara.

A votação no plenário foi feita de forma simbólica, ou seja, sem que os deputados precisassem colocar no painel um posicionamento contra ou a favor do projeto.

As regras anteriores definiam que as reuniões ordinárias deveriam ser realizadas, em todos os dias úteis, de segunda a sexta-feira. O texto aprovado pelos deputados reduz a realização dessas sessões para as terças e quintas-feiras, iniciando-se a partir das 14h.

Na prática, a mudança do regimento impossibilita que ocorra votação às segundas e sextas.

A proposta aprovada ainda abre a possibilidade para que às segundas e sextas-feiras sejam feitos debates, porém sem “ordem do dia”, o que também impede a votação dos projetos que aguardam para serem apreciados no plenário.

As sessões de homenagem também poderão ser feitas após os debates por um prazo não superior a 30 minutos quando não o homenageado não for uma autoridade.

(grifos nossos)

Comentário

Procuramos indícios da “invasão” na página oficial de Marco Maia no Twitter, mas às 18:50 (a matéria da Folha foi publicada às 18:11), a atualização mais recente é de 4 dias atrás. Ou o deputado apagou os tweets postados pelos internautas indignados em sua página ou a repórter não faz a menor idéia do que é ter a “página no Twitter invadida” – coisa que até o próprio Maia parece conhecer: em 2011, o deputado postou uma foto sensual de uma garota no Twitter e posteriormente alegou invasão em sua conta.

marco maia foto01 Câmara oficializa semana de 3 dias e Marco Maia (PT RS) diz que quem é contra não tem inteligência emocional

compartilhe

Tópicos , ,

4 Comentários

  1. Artur20 de outubro de 2012 às 19:55

    Talvez se o senhor Marco Maia tivesse um pouco mais de vergonha na cara, chegasse à conclusão que já que 3 dias são suficientes, significa que tem deputados demais. Se consluiram que deveriam reduzir a jornada de “trabalho” em 40% que tal manter os cinco dias, igual a TODOS os brasileiros e dispensar 40% dos deputados? O país iria agradecer muito!

  2. ALEIXO NASCIMENTO20 de outubro de 2012 às 18:12

    VOU FICAR ESPERANDO A RESPOSTA E ESPERO QUE ALGUEM TENHA A DIGNIDADE DE ME RESPONDER

  3. ALEIXO NASCIMENTO20 de outubro de 2012 às 18:08

    O SENHOR MARCO MAIA DEVERIA TIRAR UM TEMPINHO PRA PERGUNTAR PRA NÓS APOSENTADOS QUE LUTAMOS PARA CONSTRUIR ESTE PAIS, COMO NÓS ESTAMOS FAZENDO PRA SOBREVIVER COM ESTA SALARIO QUE A CADA ANO FICA MAIS DEFASADO, COMO NÓS ESTAMOS FAZENDO PARA COMPRAR NOSSOS REMÉDIOS DE CADA DIA, ELE DEVERIA VER QUANTOS APOSENTADOS MORREM TODOS OS DIAS NAS FILAS DO SUS, EU GOSTARIA QUE ELE TIVESSE A DIGNIDADE DE PASSAR PELO MENOS UM MÊS COM UM SALARIO MINIMO PARA ELE SENTIR O QUE NÓS APOSENTADOS ESTAMOS PASSANDO NESTE PAIS ONDE SÓ OS MENSALEIROS TEM VALOR, ELE DEVERIA FAZER UMA LEI PARA REPATRIAR O DINHEIRO QUE SAIU INDEVIDAMENTE DO PAIS, MAIS EU NUNCA VI EM NOTICIÁRIO NENHUM QUE ALGUM PILANTRA DESTE TIVESSE DEVOLVIDO UM TOSTÃO PARA OS COFRES PÚBLICOS. É POR ESTAS E OUTRAS QUE SOMOS OBRIGADO A PAGAR O SALÁRIO DELES AGORA SÓ PARA TRABALHAR TRÊS DIAS POR SEMANA. ISTO NÃO É NEM UMA VERGONHA É UM ABSURDO. EU ESTOU PRA FAZER UMA CIRURGIA A ANOS E ESTOU VENDO QUE MORRO SEM CONSEGUIR FAZER O SUS NÃO TEM VAGA PRA FAZER ESTE TIPO DE CIRURGIA, MAIS EU VI NA TV QUE UM MINISTRO DO SUPREMO ESTA INDO PARA O EXTERIOR PRA FAZER UM EXAME NA COLUNA ELE DEVERIA FAZER COMO EU ESPERAR NA FILA DO SUS.
    UM ABRAÇO MEUS AMIGOS
    MA DÁ UMA FORÇA AI CARA……. .

  4. Samurai18 de outubro de 2012 às 22:33

    para preservar a inteligencia emocional dele acho que deve propor que limite as votações somente as quartas e só se for pra aumento o próprio salário, caso contrário é irrelevante para o país, afinal pra que serve um deputado?! ninguem sabe mesmo….

Publicidade

Enquete

Escolham os nomes dos dois mascotes olímpicos do Rio:

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade