Implicante

/ Notícias

17 de janeiro de 2012

Candidata deixa prova do Enem em branco e tira nota maior que a mínima

white 15 Candidata deixa prova do Enem em branco e tira nota maior que a mínimaKindle

sleep01 281x300 Candidata deixa prova do Enem em branco e tira nota maior que a mínima

A soma de disparates patrocinadas pelo Ministério da Educação é tamanha, que é praticamente impossível acompanhar todos os casos no detalhe. Leiam a penúltima da turma de Fernando Haddad. As informações são do UOL:

Uma candidata que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 e entregou a prova em branco tirou notas maiores que as mínimas registradas no teste. Além disso, ao questionar o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sobre o motivo, recebeu um documento com uma série de erros de português.

Mônica Nunes é professora de física em um cursinho de Campinas (SP) e foi fazer a prova para poder levar o caderno de questões. A docente afirma que chegou a resolver a prova da disciplina que leciona, mas não passou a resposta para o gabarito –nem da prova de física, nem de nenhuma outra. Ela somente assinou a folha de respostas e preencheu a frase de verificação. “Eu deitei e dormi. Dormi o tempo inteiro”, diz.

Veja as notas

Prova Nota mínima Nota da candidata
Linguagens e códigos 301,2 304,2
Matemática 321,6 321,6
Ciências humanas 252,6 252,9
Ciências da natureza 265,0 269,0
Redação 0 0

Mônica diz que foi checar o resultado por curiosidade e se assustou quando viu que só tinha uma nota zero –a da redação. “Imaginei que fosse encontrar um monte de zero. Um professor de matemática, que é meu namorado, preencheu matemática direitinho. Ele tinha chutado todo o resto da prova. Mesmo com os chutes, havia tido uma nota razoável”, conta.

Por causa da TRI (Teoria de Resposta ao Item), não é possível tirar nota zero nas provas objetivas, só na redação. As menores notas possíveis são exatamente as mínimas, divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) no final de dezembro. Ao saber disso, Mônica decidiu questionar o Inep o motivo de não ter ficado com o mínimo em três provas.

Erros de português

Ela entrou em contato com o “Fale com o Inep” no dia 2 de janeiro. A resposta continha problemas de concordância e de acentuação:

“Foi divulgado uma nota técnica no portal do inep explicando o TRI, assim como tambem foram divulgadas as notas máximas e minimas para cada matéria, sendo que ninguém ficará abaixo do minimo disponibilizado como também não ficará acima da máxima disponibilizada. Atenciosamente, MEC/INEP.”

erros de portugues em documento do inep 1326752865335 615x300 Candidata deixa prova do Enem em branco e tira nota maior que a mínima

Mônica, então, enviou outro comunicado ao Inep, refazendo o questionamento. Na resposta, o órgão explica simplesmente como funciona a TRI, sem dizer o motivo de a candidata ter conseguido notas maiores que a mínima.

A resposta do Inep pode ser lida aqui.

compartilhe

Tópicos ,

2 Comentários

  1. Thiago17 de janeiro de 2012 às 19:43

    E ainda usam isso ai como vestibular para as faculdades públicas? As universidades públicas que acabaram com seus vestibulares e usam o ENEM podem fechar de vez, pois esse ENEM já virou um esculacho, ou voltem para o sistema!

  2. Solid17 de janeiro de 2012 às 15:11

    Lá vou eu fazer mais um ano de pré vestibular por causa de politicagem desse (***) do Haddad. Somente os ignóbeis da nossa geração conseguem gostar do pt. Por que o resto acha o pior governo de todos os tempos. Eles ficam nessa (***) de estado de bem estar social subsidiado por essa classe média ignorante. E a classe média não ganha nada com isso. É uma síndrome de Estocolmo erótica.

Publicidade

Enquete

Quem você acha que Lula indicaria hoje para o STF?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade