Implicante

/ Notícias

6 de fevereiro de 2012

Depois de 2 semanas, Agência Brasil reconhece que “errou” ao falar sobre mortes no Pinheirinho

white 15 Depois de 2 semanas, Agência Brasil reconhece que errou ao falar sobre mortes no PinheirinhoKindle

ebc vertical1 Depois de 2 semanas, Agência Brasil reconhece que errou ao falar sobre mortes no Pinheirinho

No dia 23 de janeiro, a Agência Brasil, pertencente à estatal EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), divulgou reportagem denunciando a ação policial no processo de desocupação ocorrida na região do Pinheirinho, em São José dos Campos. De acordo com a Agência, haveriam mortos na operação policial. A informação falsa não foi devidamente checada, e a notícia foi reproduzida à exaustão por diversos portais, para alegria mórbida da galera progressista. O fato foi denunciado aqui no Implicante.

Duas semanas depois, a Agência Brasil finalmente reconhece o “erro”, e informa que tomará as devidas providências para evitar novos “equívocos”. Aguardemos…

Abaixo a íntegra da nota:

Agência Brasil reconhece erro em notícia sobre mortes no Pinheirinho

A Agência Brasil errou no processo de apuração, edição e publicação da notícia OAB de São José dos Campos diz que houve mortos em operação no Pinheirinho, no dia 23 de janeiro. A notícia foi publicada com base em entrevista concedida à TV Brasil pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Campos, Aristeu César Pinto Neto. No entanto, não houve a devida checagem da veracidade da informação sobre supostos mortos na operação de reintegração de posse da área conhecida como Pinheirinho.

A entrevista foi gravada por uma equipe da TV Brasil que se deslocou para São José dos Campos, mas a parte que denunciava a morte não foi utilizada no noticiário televisivo por falta de confirmação ou comprovação. No entanto, a reportagem da Agência Brasil em São Paulo teve acesso à íntegra da gravação e considerou a informação relevante e suficiente para ser publicada, tendo em vista o advogado ter se apresentado como representante de uma instituição respeitável.

A Agência Brasil, embora tenha atendido a exigência de identificação da fonte da informação, não seguiu os demais procedimentos da boa prática de apuração, como recomenda o Manual de Jornalismo da Radiobrás, que ainda está em vigência.

“O jornalismo deve procurar o equilíbrio. O equilíbrio é o cuidado de ouvir os principais envolvidos e de apurar os aspectos mais importantes da notícia, para reportar os acontecimentos com objetividade. Ao apurar um fato, o jornalista deve analisar o interesse de cada pessoa ou grupo a ele relacionado. Tem que se perguntar quem é o afetado pela notícia e ir além da velha agenda de fontes, trazendo novos interlocutores para comentar o tema.

Ouvir sempre dois ou mais lados distintos de uma questão é fundamental  para a equidade e para o desenvolvimento do trabalho de qualidade que a Radiobrás se propõe a fazer. Fontes da sociedade civil organizada devem ser consultadas e cidadãos não organizados devem ser considerados. A edição tem que se estruturar  de maneira igualitária e seguir o bom senso. Cada personagem deve ocupar um tempo proporcional a sua importância relativa dentro da notícia. Quem foi criticado deve ter chance de responder”, diz o texto.

O Manual de Jornalismo da EBC, que está em fase de revisão, é claro ao exigir rigor nesse tipo de apuração. “Toda denúncia deve ser confirmada antes de ser publicada. A apuração de uma denúncia deve manter o seu caráter jornalístico, ou seja, a intenção de buscar informação para o cidadão não se confundir com a atuação da polícia, do Ministério Público ou de qualquer outro ente oficial de investigação. Se a denúncia tiver origem no trabalho do Jornalismo da EBC e não estiver publicizada por qualquer outro meio, deve-se conceder ao denunciado um prazo até 24 horas para sua manifestação”, diz o texto.

Neste caso, a denúncia estava publicizada, não apenas em redes sociais, mas até na imprensa internacional, que, antes mesmo da Agência Brasil, já mencionava a suposição de mortes. No entanto, a gravidade da denúncia requeria ao menos outra fonte fidedigna que a corroborasse.

Faz-se necessário assegurar aos nossos leitores que não houve má-fé da Agência Brasil ao publicar a matéria. Tampouco houve submissão desta agência a qualquer interesse de natureza política. O que ocorreu foi um erro jornalístico diante de uma situação de poucas e controversas informações em uma situação tumultuada.

A gravidade dos fatos e a urgência em noticiar informações sobre o assunto também levaram outros veículos a noticiar a possível ocorrência de mortes no conflito de Pinheirinho. É o caso do jornal britânico The Guardian, que informou ter recebido informações da mídia social que tratavam o despejo como um “massacre” e sobre a ocorrência de mortes não confirmadas.

“Ao longo do domingo [22], sites de mídia social estavam cheios de relatórios apocalípticos de um suposto “massacre” na comunidade. Um e-mail, enviado aos meios de comunicação internacionais, afirmou que havia relatos de que pessoas haviam sido mortas. A maior rede de TV do Brasil, a TV Globo, descreveu o despejo como “uma operação de guerra”, publicou o jornal britânico, na segunda-feira (23), às 15h27.

A matéria da Agência Brasil foi publicada às 17h30.

As informações controversas, no entanto, não justificam a falta de rigor nos procedimentos de apuração da notícia. No mesmo dia, às 22h15, a Agência Brasil publicou a matéria Terreno do Pinheirinho deve R$ 16 milhões em impostos, diz prefeitura de São José dos Campos, na qual o prefeito do município, Eduardo Cury, negava a ocorrência de mortes.

No dia seguinte, a Agência Brasil publicou uma reportagem com a negação da existência de mortes. A matéria Autoridades negam que tenha havido morte durante desocupação em São José dos Campos foi publicada às 14h01 de terça-feira, dia 24.

Para evitar o mau entendimento do leitor, a Agência Brasil ainda anexou à primeira matéria, que tratava da possibilidade de mortes, o link da segunda, que desmentia a informação. Além disso, cuidou de acrescer à primeira matéria uma explicação sobre o ocorrido.

A Agência Brasil reconhece, no entanto, que uma vez publicada uma informação, mesmo de uma fonte supostamente crível, sem a devida checagem, foi cometido um erro de difícil reparação. Ampliado pelo fato de o título da notícia não ter deixado claro que a informação era do presidente da Comissão de Direitos Humanos, e não da OAB.

Reconhece também que a tentativa de correção do erro no noticiário seguinte foi insuficiente. Deveria ter sido enfatizada para alcançar a mesma amplitude da denúncia incomprovada.

Por isso, a Agência Brasil está reorientando seus profissionais e revendo seus procedimentos internos para evitar que erros como esse ocorram novamente em seu noticiário.

compartilhe

Tópicos

6 Comentários

  1. Thiago8 de fevereiro de 2012 às 01:12

    Essa notícia me lembrou aquele ditado “chorar sobre o leite derramado” … É, cadê a ampla divulgação dessa nota? … Depois reclamam da “mídia corporativista, golpista e manipuladora”

  2. Edmar7 de fevereiro de 2012 às 10:46

    Pergunta ao PHA: terá ley de medios para isso??

  3. Professor Silas6 de fevereiro de 2012 às 23:40

    Não sejam desonestos. Se não tem nada para falar de consistente, não falem. Esse é o problema da velha mídia. O feito manada!

    • Implicante7 de fevereiro de 2012 às 02:35

      Professor Silas, onde está a desonestidade em publicar a nota da EBC? Já haviamos informado antes que as informações sobre mortes no Pinheirinho eram falsas. Quem demorou para reconhecer o erro foi a EBC. Quanto ao “efeito de manada”, a Agência Brasil é uma agência de notícias como qualquer outra. Os portais replicam seu conteúdo como replicariam a Reuters, a Agência Estado, a Associated Press… A qualidade da apuração das fornecedoras de notícia é que varia.
      Abraço.

  4. Epamimondas6 de fevereiro de 2012 às 21:51

    Traduzimos: “Erramos, mas não foi nossa culpa. Olhalá o The Guardian, também errou!”

  5. Airton6 de fevereiro de 2012 às 21:07

    Depois da porta arrombada é que a Agência Brasil vai colocar a tranca .
    Estilo inconfundível de petismo.

Publicidade

Enquete

Escolham os nomes dos dois mascotes olímpicos do Rio:

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade