Notícias

Dilma caminha para ter o pior aumento do salário mínino no plano Real

Desempenho fraco do PIB faz era PT ter ganho real menor que os anos sob o comando do PSDB

Quem traz os números, mas com uma leitura um pouco distinta, é a Folha de São Paulo. Eles dizem respeito ao ganho real do salário-mínimo já descontada a inflação do período. O gráfico abaixo é bem esclarecedor:

AumentoReal

Trabalhando estes números, tem-se o seguinte ranking de aumento real do salário mínimo:

  1. Primeiro mandato de Lula
    5,9% ao ano
  2. Segundo mandato de Lula
    5,23% ao ano
  3. Primeiro mandato de FHC
    5,08% ao ano
  4. Segundo mandato de FHC
    4,93% ao ano
  5. Mandato de Dilma
    3,03% ao ano

Mesmo que seja considerado todo o tempo em que os presidentes anteriores estiveram no poder, a situação de Dilma não melhora:

  1. Mandatos de Lula
    5,56% ao ano
  2. Mandatos de FHC
    5% ao ano
  3. Mandato de Dilma
    3,03% ao ano

Mas, graças a Dilma, o jogo vira quando consideramos os partidos que comandaram o país no mesmo período:

  1. Mandatos do PSDB
    5% ao ano
  2. Mandatos do PT
    4,71% ao ano

A Folha explica que tais números decorrem diretamente do crescimento do PIB e que seria ele o principal responsável pela queda:

(…) os valores passaram a ser corrigidos pelo INPC acumulado, mais um ganho real equivalente ao crescimento da economia de dois anos antes.

Lançada como parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), essa política tinha entre seus objetivos mostrar aos investidores que as contas do governo estavam sob controle.

(…) Sob Dilma, no entanto, a expansão do PIB minguou. A menos que haja uma mudança na legislação, a presidente terá de estender ao mínimo, no ano em que disputará a reeleição, o pior resultado do PIB em sua gestão.

(grifos nossos)

Com um raro bom humor, logo no início do ano, a presidente declarou querer “um pibão bem grandão” em 2013. Uma vez que a regra para aumento do mínimo fora implementada pelo próprio PT no segundo mandato de Lula, Dilma não só findou atingida por fogo amigo, como ganhou de seu padrinho um doloroso tiro no pé.

To Top