Implicante

/ Notícias

19 de setembro de 2012

Educação: Brasil tem o 15º maior investimento e 53º desempenho do mundo. Governo faz propaganda para comemorar.

white 15 Educação: Brasil tem o 15º maior investimento e 53º desempenho do mundo. Governo faz propaganda para comemorar.Kindle

Ranking da OCDE demonstra que aumento de verba não significa necessariamente salto de qualidade; apesar do desempenho pífio, MEC veicula comercial exaltando os resultados do IDEB

CarteiraVelha600 439x338 Educação: Brasil tem o 15º maior investimento e 53º desempenho do mundo. Governo faz propaganda para comemorar.

Reportagem do site da revista Exame:

São Paulo – Tramita no Congresso Nacional uma proposta para fazer o volume de recursos para a educação chegar a 10% do PIB nacional. Hoje, o Brasil investe 5,7% – um dos índices mais altos entre os 42 países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a frente de Reino Unido, Canadá e Alemanha, por exemplo.

Na semana passada, a organização lançou um relatório sobre os gastos em educação de várias nações.

Investir um décimo de toda a riqueza produzida no país deixaria o Brasil em primeiro lugar no ranking, acima da Islândia, que investe assombrosos 7,8% do PIB em educação hoje.

Esse número considera, além dos investimentos nas instituições de ensino, gastos governamentais com bolsas e programas de apoio aos alunos.

Apesar do investimento brasileiro ser próximo da média dos países da OCDE, o país se encontra somente em 53º lugar - de um total de 65 - no Pisa, um programa de avaliação da qualidade da educação da mesma organização.

Ou seja, maiores investimentos não necessariamente acompanham, na mesma proporção, uma melhora no desempenho dos estudantes.

O Brasil é o 15º que mais investe o PIB na área na lista da OCDE. Os lanternas no ranking foram Indonésia (investimento de 3% do PIB), Índia (investimento de 3,5%), Japão (3,8%), Eslováquia (4,1%) e República Tcheca (4,4%).

Confira os maiores “gastadores” e sua posição no ranking de qualidade educacional:

investimento em educação OCDE 342x338 Educação: Brasil tem o 15º maior investimento e 53º desempenho do mundo. Governo faz propaganda para comemorar.

(grifos nossos)

Propaganda comemorativa

Está no ar a campanha do MEC que comemora os resultados do IDEB, com ator global (é o cara que apresenta o Telecurso 2000, mas global mesmo assim, né?) e tudo mais:

0 Educação: Brasil tem o 15º maior investimento e 53º desempenho do mundo. Governo faz propaganda para comemorar.

É isso aí. “Alcançamos e em alguns casos até superamos” as metas do IDEB. E “estamos chegando à média 6″, que é “padrão nos países desenvolvidos”.

Dêem 10% de tudo o que o Brasil produz para o Mercadante administrar. A educação vai ficar uma beleza. Mesmo que não fique.

compartilhe

Tópicos , , , ,

2 Comentários

  1. Luciana22 de setembro de 2012 às 08:14

    Esse tipo de noticia para mim não tem validade. Falar de % do PIB é dar uma noção completamente erronea do nivel de investimentos. A Alemanha tem um PIB maior do que o do Brasil e uma populacao menor do que a metade da nossa. E ai?! Ela investe mais ou menos? Valores significativos de investimentos poderiam ser $/pessoa, ai começariamos a ter dados passiveis de comparação.

  2. Douglas Correa19 de setembro de 2012 às 21:09

    Pelo que posso notar os dois primeiros colocados no PISA não estão entre os vinte qie mais investiram . Talvez tenham administrado melhor os recursos .

Publicidade

Enquete

Quem você acha que Lula indicaria hoje para o STF?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade