Implicante

/ Notícias

26 de outubro de 2011

Enem: Escola do CE antecipou questões da prova; MPF pede anulação do exame em todo o país

white 15 Enem: Escola do CE antecipou questões da prova; MPF pede anulação do exame em todo o paísKindle

aluno mostra livretos 300 x 200 Enem: Escola do CE antecipou questões da prova; MPF pede anulação do exame em todo o país

Notícia da Folha.com:

O Ministério Público Federal no Ceará pedirá o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após indícios de que estudantes de Fortaleza tiveram acesso a questões antes da prova. A prova foi realizada no último fim de semana.

Segundo o procurador Oscar Costa Filho, um simulado de uma escola da cidade continha 13 questões idênticas às do exame realizado neste fim de semana em todo o país. Ainda segundo ele, o simulado foi impresso antes da realização do Enem.

Os indícios de vazamento das questões começaram a circular em redes sociais na noite desta terça-feira (25). Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no Enem.

O procurador disse que notificará o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto do governo federal responsável pelo Enem). Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.

O MEC declarou, via assessoria de imprensa, que acionou na manhã desta quarta-feira a Polícia Federal para investigar o caso.

A prova do Enem é usada para a classificação dos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferecerá ao menos 87 mil vagas nas universidades federais para o próximo ano.

HISTÓRICO

As provas do Enem registraram problemas nos dois últimos anos. Em 2010, a prova amarela teve questões embaralhadas, o que fez com que alguns estudantes marcassem as respostas no campo errado.

Já na edição do Enem de 2009, exemplares da prova foram roubados. A fraude adiou a realização do exame, que acabou marcado por abstenção recorde e erro no gabarito oficial. Quatro dos cinco envolvidos no vazamento foram condenados pela Justiça Federal.

Neste ano, cerca de 1.100 candidatos foram informados por telefone que o local da prova indicado no cartão de confirmação de inscrição estava errado.

Segundo o Inep, o problema atingiu apenas candidatos do Rio e consistiu na digitação errada do número do prédio. Os cartões indicaram o prédio da reitoria da Unirio, cerca de 200 metros de distância do prédio onde ocorreu a prova.

(grifos nossos)

Comentário

Mais uma trapalhada do MEC de Fernando Haddad. Como até hoje a maioria das denúncias contra ele são de incompetência, não de corrupção, o homem é cotado para ser candidato a prefeito da maior cidade do continente.

* O portal G1 traz imagens da apostila que os alunos cearenses receberam.

compartilhe

Tópicos , ,

7 Comentários

  1. A Carioca27 de outubro de 2011 às 13:23

    Nossa, o Alexandre falando uma coisa sensata… até me emocionei! [2]

  2. Thiago27 de outubro de 2011 às 01:46

    Já estava esperando a trapalhada do ENEM esse ano… e assim, quem garante que os bancos de dados de algumas escolas não são favorecidos hein? Essa melhores escolas do ENEM deveriam ser investigadas para verificar se não existe fraude! É bem capaz de terem acesso ao banco de dados do MEC/INEP e conseguir ensinar o que se precisa para os alunos dessas instituições… ou seja, nada que uma boa quantia na mão de um corrupto não seja possível de fazer!

    Nossa, o Alexandre falando uma coisa sensata… até me emocionei!

  3. alexandre26 de outubro de 2011 às 20:39

    Realmente as provas são iguais. Não tem outra saída : anular a prova em todo o país. Quem garante que não vazou para outras escolas ?

  4. Ronaldo26 de outubro de 2011 às 15:36

    AhENEMMM…Normal, só bagunça para variar…
    E eles pensando em fazer duas provas ao ano, sem chance!!!

  5. João26 de outubro de 2011 às 15:14

    A falha só ficou realmente óbvia porque a escola usou questões idênticas em um simulado (aliás, que burrice!). Na minha opinião, dificilmente esse é um caso isolado. As chances de haver uma grande quantidade de escolas que receberam as questões há algum tempo é muito grande. Basta às escola mudar ou pouco as perguntas para que não recaiam suspeitas sobre elas.
    Mas enfim, esperar algo de um ministério comandado por uma coisa patética como o Haddad é demais.

  6. Luiz26 de outubro de 2011 às 12:09

    Grande implicante.
    O governo falha recorrentemente na simples aplicação de provas.
    Seria interessante listar os fiascos – ministério por ministério (como faz o Reinaldo Azevedo com o Itamaraty).
    Quem deve estar estragando o botox de tanto rir é a marta.

Publicidade

Enquete

Escolham os nomes dos dois mascotes olímpicos do Rio:

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade