Implicante

/ Notícias

5 de novembro de 2011

Escândalos em série: Assessores de Carlos Lupi são acusados de extorquir ONGs

white 15 Escândalos em série: Assessores de Carlos Lupi são acusados de extorquir ONGsKindle

24 MHG pais lupi 550x351 Escândalos em série: Assessores de Carlos Lupi são acusados de extorquir ONGs

Mais um escândalo com ONGs. Mais um partido. Mais um Ministério. Matéria da Veja Online:

Reportagem de VEJA desta semana revela que caciques do PDT comandados pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, transformaram os órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão. Conforme relatos de diretores de ONGs, parlamentares e servidores públicos, o esquema funciona assim: primeiro o ministério contrata entidades para dar cursos de capacitação profissional, e depois assessores exigem propina de 5% a 15% para resolver ‘pendências’ que eles mesmos criam.

O Instituto Êpa, sediado no Rio Grande do Norte, foi um dos alvos do achaque. Após receber em dezembro de 2010 a segunda parcela de um convênio para a qualificação de trabalhadores no Vale do Açu, a entidade entrou na mira dos dirigentes do PDT. O ministério determinou três fiscalizações e ordenou que não fosse feito mais nenhum repasse. Ao tentar resolver o problema, os diretores do instituto receberam o recado: poderiam regularizar rapidamente a situação da entidade pagando propina. Para tanto, deveriam entrar em contato com Weverton Rocha, então assessor especial de Lupi, ou Anderson Alexandre dos Santos, coordenador-geral de qualificação. Ambos respondiam a Marcelo Panella, então chefe de gabinete, homem de confiança do ministro e tesoureiro do PDT.

De acordo com os relatos obtidos por VEJA, Weverton era um dos responsáveis por fixar os valores da propina, e a Anderson cabia fazer o primeiro contato. Feito o acerto, o dinheiro era entregue a um emissário do grupo no Rio de Janeiro. “Você não tem defesa. Já prestou serviço e sofre a ameaça de não receber. Se o sujeito te põe contra a parede, o que você faz?”, diz um dos dirigentes da ONG Oxigênio, outro alvo de achaque, que admite ter desembolsado 50 mil reais para resolver ‘pendências’. “Quando você tenta resistir, sua vida vira um inferno.”

O Palácio do Planalto monitora o caso. Deputados federais do próprio PDT contaram a Giles Azevedo, chefe de gabinete de Dilma, que Panella estaria cobrando propina de ONGs. Por ordem da Casa Civil, Panella foi demitido dias depois, em agosto. Panella nega. “Saí porque não me adaptei a Brasília”, diz o ex-chefe de gabinete de Lupi por quatro anos. Weverton, que assumiu em outubro mandato de deputado federal, também nega. “Quando uma entidade te procura, é porque ela tem problema, mas nossa equipe sempre foi muito profissional”, diz.

Escândalos em série – Em dez meses, escândalos em série já derrubaram cinco ministros de Dilma Rouseff: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo) e Orlando Silva (Esporte).

(grifos nossos)

Comentário

Alguns leitores já estavam reclamando da falta de grandes escândalos de corrupção aqui no Implicante depois da queda de Orlando Silva. Podem agradecer à Veja por mais esse.

compartilhe

Tópicos ,

6 Comentários

  1. manuel soares de carvalho filho8 de novembro de 2011 às 11:11

    dilma rousseff foi a melhor coisa que aconteceu para a administraçao do estado brasileiro nos ultimos 28 anos. Faço uma analise ao que vem acontecendo nos ultimos 11 meses no poder executivo: desmandos da cupula do PT, o Lula querendo por baixo dos panos pensando que a nossa presidenta é ingenua, esta usando os ministros dos partidos da base aliada para arrecadar atraves da corruoçao recursos financeiros visando sua candidatura. Dilma Rousseff bancanda a desentendida esta desarticulando a base da quadrilha deixando os partidos de saia justa diante da opiniao publica. PARABENS. Nos queremos dilma por mais quatro anos Sr. Lula [ queremos Lula afastado da corja no LEGISLATIVO] deixe nossa presidenta em paz.

  2. Thiago7 de novembro de 2011 às 03:03

    Eu avisei aos esquerdistas para votarem no Serra, mas eles queriam a Dilma… tá ai… em qual número de ministros estamos mesmo? Esse será o 7º né? São tantos que nem sei mais quantos já foram >_<

  3. ihatearial6 de novembro de 2011 às 19:44

    Tô começando a achar que a Dilma foi o melhor “acontecido” dessa eleição.

    Carimbar o Lula de corrupto assim na cara larga?
    Quero é ver quanto tempo vai continuar esse dominó de ministérios até que não resolvam “cair com ela”…

  4. Nélio5 de novembro de 2011 às 22:32

    Eu queria saber onde Dilma se meteu para achar gente desse naipe para compor seu ministério… Depois dizem que a maior realização dela, após o primeiro ano de mandato, foi demitir…

    • Implicante5 de novembro de 2011 às 22:48Autor

      Justiça seja feita, de todos os que caíram, só o do Turismo não tinha sido ministro de Lula. Lupi é mais um na cota da “herança maldita”.

  5. Carlos Fernandes5 de novembro de 2011 às 20:51

    Adoro esse canal, espero que vcs continuem a fazer esses tipo de comentários imparciais e transparentes para quem tem o mínimo de coerência.
    Não caiam nas armadilhas de comentários seguidos pixando determinada forma que suas expressões possam causar. Já presenciei comentários armados sequencias em vários blogs, que tendem a gerar a impressão que as pessoas não estão curtindo determinado assunto. por tanto fiquem atento , isso ocorre com frequencia.

Publicidade

Enquete

Escolham os nomes dos dois mascotes olímpicos do Rio:

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade