Implicante

/ Notícias

23 de setembro de 2012

Falha no sistema elétrico provoca apagão em 6 estados do Nordeste

white 15 Falha no sistema elétrico provoca apagão em 6 estados do NordesteKindle

10apagao560 Falha no sistema elétrico provoca apagão em 6 estados do Nordeste

Informação do portal G1:

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que está em Nova York (Estados Unidos), onde participa de reunião do Grupo de Alto Nível sobre Energia Sustentável Para Todos, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), convocou para esta segunda-feira (24), uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), prevista para as 15h.

O objetivo é ter mais informações e analisar o que poderia ter motivado a falha que interrompeu, por volta das 16h deste sábado (22), o fornecimento de energia em vários municípios da Região Nordeste. O G1 apurou que o problema atingiu ao menos seis estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

(…)

Causa do problema
A causa da falta de energia, segundo informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) neste sábado (22), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional (composto pelas empresas fornecedoras de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte), foi um problema nas interligações Sudeste – Norte e Sudeste – Nordeste, atingindo o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

Ainda de acordo com o ONS, as causas do problema ainda não foram identificadas e devem ser apuradas na próxima semana. Segundo as concessionárias de energia, a falha ocorreu em Imperatriz, no Maranhão.

Bahia
Na Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 e atingiu 1,8 milhão de consumidores em 289 municípios do estado.

Pernambuco
Cerca de 1,4 milhão de residências em Pernambuco ficaram sem luz entre as 15h50 e as 16h12, de acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe). Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia.

Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia, que não soube precisar o número exato de municípios atingidos - dizendo apenas que 45% dos clientes do estado tiveram o fornecimento interrompido.

Leia mais aqui.

compartilhe

Tópicos , ,

Publicidade
Publicidade