Implicante

/ Notícias

24 de setembro de 2011

Fifa ameaça utilizar cláusula para tirar a Copa de 2014 do Brasil

white 15 Fifa ameaça utilizar cláusula para tirar a Copa de 2014 do BrasilKindle

fifa 550x287 Fifa ameaça utilizar cláusula para tirar a Copa de 2014 do Brasil

Embora muita gente ainda não saiba, a Copa do Mundo é um evento privado e, como tal, obedece critérios comerciais para definir sua realização. Caso o país sede não dê garantias suficientes para a realização do mundial, cabe a Fifa zelar pelos interesses dos patrocinadores e buscar outra solução. Dito isto, leiam a notícia do Panorama Esportivo do jornal O Globo:

RIO – Há mais de uma década acompanhando os bastidores da Fifa, a coluna desconfiou que o silêncio de Zurique em relação à Lei Geral da Copa-2014 não era um bom sinal. Se tivesse gostado, logo elogiaria, como sempre faz a Fifa nesses casos. Fomos apurar e descobrimos que a situação é mais grave. Existe, sim, a ameaça de rompimento, amparada pela cláusula 7.7 do Host Agreement (Contrato para Sediar).

Hoje, não seria surpresa se a Fifa anunciasse, até o próximo dia 5, o cancelamento do evento de 20 de outubro – quando o Comitê Executivo da entidade planeja divulgar o calendário de jogos nas cidades-sedes tanto da Copa das Confederações-2013 quanto do Mundial-2014.

A cláusula 7.7, do contrato, assinado pelo governo brasileiro, estabelece o dia 1 de junho de 2012 – exatamente 2 anos e 11 dias antes da partida de abertura do Mundial-2014 – como prazo final para a Fifa rescindir o contrato e tirar a Copa-2014 do Brasil, sem pagamento de multa.

Diz o texto da 7.7 que a rescisão será aplicada caso as leis e regulamentos necessários para a organização da Copa do Mundo-2014 não tenham sido aprovados, ou caso as autoridades competentes não estejam cumprindo as garantias governamentais exigidas.

As garantias e responsabilidades exigidas pela Fifa também fazem parte do Acordo de Candidatura, entregues em 31 de julho de 2007, pelo presidente Lula, três meses antes de o país ter sido confirmado como sede do Mundial.

A Lei Geral da Copa, enviada ao Congresso no último dia 19 pela presidente Dilma Rousseff, é o ponto de discórdia. A coluna pôde apurar em Zurique que itens como ingressos, credenciamento, proteção ao marketing de emboscada, gratuidades e até transmissão de TV foram editados em desacordo com o que foi discutido e acertado em fevereiro deste ano, em Brasília, durante reunião do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e técnicos do governo. Além disso, a infraestrutura dos aeroportos e os projetos de mobilidade urbana são considerados incipientes pela entidade.

Pudemos apurar que a Fifa argumenta não ter como garantir aos patrocinadores a proteção às suas marcas. E a entidade teme inviabilizar o modelo da Copa do Mundo, que responde por 89% de sua arrecadação de quatro anos, se aceitar a Lei Geral da Copa-2014 como foi mandada pela presidente brasileira para o Congresso.

As duas partes podem até negar, mas apuramos também que Valcke e o Comitê Organizador Local (COL-2014) perderam a confiança em Orlando Silva e não querem mais negociar com o ministro. E que uma nação plano B já é pensada, para o caso de a Lei Geral da Copa não ser modificada.

Os próximos dias serão decisivos.

Link da notícia aqui.

Comentário:

Caso se confirme a desistência do secretário-geral da Fifa em negociar com o ministro Orlando Silva, o governo brasileiro, vejam vocês, ficará refém do bom relacionamento do secretário com Ricardo Teixeira. Essa deve ter atingido em cheio a moral de alguns blogueiros que acharam que Dilma conseguiria driblar o cartola brasileiro com a simples convocação de Pelé para propagandear o governo.

Sinceramente, e esta é uma opinião pessoal, acho difícil que a Fifa desista do Brasil. Ainda mais faltando pouco tempo para o início do mundial.

Esse imbróglio todo serve mais para evidenciar o caos gerencial da administração petista. Fosse um evento que não tivesse o monitoramento de entidades internacionais, o governo levaria as coisas no gogó, e a velha “gambiarra” seria esquecida com algumas doses de cerveja.

compartilhe

Tópicos

27 Comentários

  1. Alessandro27 de setembro de 2011 às 13:18

    Pelo amor de Deus!!!!! Tira a Copa do Mundo no Brasil. Aqui tá virando uma farra do boi com dinheiro público, o povo agradece.

  2. Gustavo Noronha Silva27 de setembro de 2011 às 00:21

    @Ivan que gestão desastrosa? Aqui em BH está tudo em dia pelo que eu tenho acompanhado, para a copa, incluindo aí as obras de mobilidade urbana. Tá com cara de que o que vai ficar mal feito e atrasado é aquilo que depende do governo federal, como o aeroporto =(.

  3. pedro fidelis valente filho26 de setembro de 2011 às 20:24

    ATÉ QUE …EM FIM UMA ÓTIMA IDEIA (GENIAL) FIM DA COPA DO MUNDO NO BRASIL,ESTAMOS PRECISANDO É ACABAR COM A CORRUPÇÃO NESSE PAÍS , NÃO PRECISAMOS DE COPA DO MUNDO NESSE MOMENTO,TEMOS UM PODER JUDICIÁRIO QUE NÃO TEM VIDA PRÓPRIA,É SUBSERVIENTE ,DESSE BANDO DE CORRUPTOS(POLÍTICOS BRASILEIROS),EXEMPLO DISSO A FAMÍLIA SARNEY QUE MAMÃO NOS COFRES PÚBLICOS,E NADA ACONTECE,QUISERA O PODER JUDICIÁRIO ATUASSE LEGITIMAMENTE EM PROL DO POVO BRASILEIRO ,COPA DO MUNDO SÓ SERVIRÁ PARA ENRIQUECER MAIS OS SENHORES FEUDAIS DO BRASIL (POLÍTICOS),PRECISAMOS CRIAR MECANISMOS PARA PUNIR ESSES CRIMES HEDIONDOS(CORRUPÇÃO POLITICAS) NÃO SEI QUEM É MAIS BANDIDO SE O QUE ESTÁ ATRÁS DAS GRADES OU O DE COLARINHO BRANCO(POLITICOS),

    -COMBATE SISTEMÁTICO Á CORRUPÇÃO POLITICA
    -MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
    -MAIS EDUCAÇÃO PARA TODOS DE QUALIDADE
    -POR UM SISTEMA JUDICIÁRIO QUE NÃO SEJA COMPROMETIDO OU CONIVENTE COM A CLASSE DOMINANTE E CORRUPTA (POLÍTICOS)
    -POR MAIS SEGURANÇA
    -MAIS SAÚDE
    -ESTA É A COPA QUE PRECISAMOS ,A COPA DA REFORMA TRIBUTÁRIA, A COPA DO FIM DA IMPUNIDADE DA CORRUPÇÃO POLITICA ,A COISA É TÃO VANTAJOSA QUE ELES (POLÍTICOS)FAZEM O QUE QUEREM COM O NOSSO DINHEIRO E SAEM NA MAIOR CARA DE PAU ,E ASSUMEM OUTROS CARGOS COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO,(CANA NELES),ONDE ESTA O NOSSO JUDICIÁRIO ?

    AS PROVAS SÃO CONTUNDENTES SÓ FALTA PUNIR EIS A QUESTÃO ,MAS COMO PUNIR ,SE EXISTEM MUITAS TROCAS DE FAVORES ENTRE OS PODERES,
    E QUEM FICA PREJUDICADO É O POVO ,
    -COM UMA PÉSSIMA EDUCAÇÃO
    -………………………….SAÚDE
    -JUSTIÇA CONIVENTE COM OS PODEROSOS (POLÍTICOS)

    -COM UMA PÉSSIMA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

    MUDAAAAAAAAAAAAAAAAAA BRASILLLLLLLLLLL

    -FORA COPA DO MUNDOOOOOOOOOOOOOO NAÕ É O MOMENTO!

    -HÁ TEMPO PRA TUDO
    -SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCAAAAAAAAAAAAAAA,,,,,,,,

  4. Ismael26 de setembro de 2011 às 17:32

    Se perdermos a Copa, seremos considerados bunda-moles e coitadinhos. Se a fizermos em condições precárias, os turistas maltratados sairão ( e não voltarão tão cedo) nos considerando velhacos e desonestos.
    Não é só o governo petista que sairá perdendo, somos nós. Por isso eu torço pra que a Copa seja um sucesso. Embora eu deseje muuito ver os empresários envolvidos nas muitas falcatruas de obras superfaturadas presos, bem como o PT definitivamente defenestrado do poder, acredito que isso NÃO depende da Copa.

  5. Paulo Sérgio26 de setembro de 2011 às 12:45

    O Brasil ta precisando de reestruturar a Saúde, a Educação e a Segurança publica invés de construir Estádios que não vai trazer retorno nenhum a população carente e que clama por socorro.

  6. agripa26 de setembro de 2011 às 11:04

    Seria muito bom, tirar a copa do mundo e também as olimpíadas do Brasil, aqui, tem coisas mais importantes a serem resolvida como a SAÚDE e a SEGURANÇA PÚBLICA e a EDUCAÇÃO que andam um caos. O Brasil não tem condições de bancar estes eventos; não tem infraestrutura nenhuma, o país não tem aeroportos, portos, metros, estádios, segurança e etc… para eventos deste porte e aliás para evento nenhum.O país primeiro tem que arrumar a casa, sem falar na recessão que já chegou e vai assolar muitos países, diminuindo a venda de todos os produtos brasileiros e causando o desemprego.

  7. genario25 de setembro de 2011 às 18:37

    Só defende a COPA aqui no Brasil quem está “mamando” no Governo. Não existe outra explicação para os governos torratem bilhões num evento privado, sem retorno algum para a população. Um exemplo desse despedicio de $$$ são os estádios olimpicos chineses, depois do evento, hoje em dia apodrecem de ferrugem.

    De Gaulle tinha toda a razão. O Brasil não é uma páis sério.

  8. Cil25 de setembro de 2011 às 17:11

    Se a FIFA desistisse do Brasil seria… tão bom, bom, bom… muito bom… bom bom! Mas também concordo que é pouco provável, apesar das declarações do governo Russo de que estaria pronto para 2014 se a FIFA precisasse e do fato de que a FIFA vai estar se arriscando sem necessidade para manter esta copa aqui, pois se o país já começou errado enviado projeto desdizendo o que foi acordado com a entidade, imagine mais pra frente. Isso sem contar que já se passaram 4 ANOS que o Brasil ganhou o evento e nada foi feito. Desde lá, as rodovias continuam de mal a pior, já teve porto que afundou, estádio de futebol com arquibancada que caiu, o Brasil já voou fora de uma copa, já teve caos aéreo e NADA mudou.

    O grande problema dessa pressão da FIFA é que vai acabar sobrando nas nossas costas. Sim, porque para terminar estádios, maquiar rodovias, etc, imagine o jeito que os cofres públicos vão ser abertos. Imagine a cara de taxo da própria iniciativa privada que contava com as vendas para os turistas e se vê ameaçada de não ver uns Obamas ou Euros caso o governo siga adiante com a determinação de feriados ao longo da copa.

  9. Aguinaldo Maciel25 de setembro de 2011 às 14:25

    Concordo com o Alexandre: esse Roberto Machado deve ser mais um dos milhares de iludidos apetralhados que se curvam para o Apedêuta. Vai ver ele até recebe Bolsa Família.

    Concordo e vou mais além; Pra que fazer uma copa aqui se o timinho do mano menezes fará mais feio que nas duas últimas … tentativas? Mandem a copa para a Inglaterra, onde a canalhice dos governantes dá cadeia. E, às vezes, até suicídio.

  10. JV25 de setembro de 2011 às 14:16

    A Fifa cancelaria a copa do Brasil e a seleção brasileira faria um boicote aos jogos…e eu ficaria feliz.

  11. Ivan25 de setembro de 2011 às 12:28

    NA boa, é muita má intenção falara que a culpa da não realização da copa é só do PT. E os Estados, onde se enquandram em suas atribuições? Outra coisa, no exterior, os times é que tem obrigações de erguerem seus estadios, evitando assim o uso de dinheiro público para fins meramente privados e consequentemente Elefantes brancos estatais. O que os partidos ditos de direita tem feito? Veja a gestão desastrosa de Aécio e Anastasia. Se é para criticar, por favor, pelo menos usem argumentos solidos e menos débeis, afinal, falata de embasamento teórico é algo já a muito refugado e principalmente não aceito em comunidades sérias. Fica com cara de picuinha e de cosia de fofoqueira invejosa. O que o PSDB, PMDB e DEM tem feito pr nós?

    • Exilado25 de setembro de 2011 às 14:34Autor

      Quem libera a maior parte dos recursos de infraestrutura e gerencia o andamento das obras É O GOVERNO FEDERAL. Ninguém aqui defende a injeção de recursos públicos na construção de estádios. É só buscar nos arquivos do site para entender isso. A questão aqui não é essa. É atribuição dos governos, especialmente o federal, construir condições para a realização do evento: transporte, principalmente. A tal “mobilidade urbana”, cantada em prosa e verso pelo ministro Orlando Silva. Nesse aspecto o governo FEDERAL (do PT) é o ÚNICO responsável pelo atraso nas reformas dos aeroportos, por exemplo. Os estados e municípios não tem responsabilidade NENHUMA com a manutenção, reforma ou construção de aeroportos. A INFRAERO é um órgão FEDERAL.
      Entendeu agora ou quer que desenhe?

    • Implicante25 de setembro de 2011 às 16:37

      Só um complemento à resposta do Exilado: a Lei Geral da Copa, razão que faz a FIFA considerar trocar o país-sede, é de inteira responsabilidade do Governo Federal.

  12. Alberto Lopes25 de setembro de 2011 às 09:17

    PT Maldito, Lulla Maldito, Dilma Maldita, … , la, la, la, la, la, la, …

  13. michelzayres25 de setembro de 2011 às 06:48

    Seus imbecis..porque é que vocês ainda defendem esses canalhas comunistas?O pt é um partido de (***)!

  14. Thiago25 de setembro de 2011 às 02:33

    Alexandre

    “Roberto Machado
    Tem que ser muito espírito de porco para torcer para a Copa ir para outro país.”

    Espírito de Porco é aceitar a realização da Copa aqui, sabendo de toda a roubalheira e de que o evento é para turistas! O povo vai tomar (***), não vai ver m(***) nenhuma de jogo nos estádios, o máximo que vão conseguir ver, é em telões espalhados pelas cidades! Mas você deve ser mais um iludido com a Copa do Mundo!

  15. Maxwell25 de setembro de 2011 às 00:28

    Existe algum e-mail da FIFA onde podemos fazer uma campanha em massa pedindo pela desistência da realização da Copa aqui pela incapacidade administrativa de nossos governantes?

  16. alexandre25 de setembro de 2011 às 00:24

    Roberto Machado
    Tem que ser muito espírito de porco para torcer para a Copa ir para outro país.

  17. Joaquim Caldas24 de setembro de 2011 às 23:41

    Por razões eleitorais o Lula só faltou dizer que o Íbis iria participar desta copa virtual.Que o estádio que o Ibis nuca teve comportaria,confortavelmente com ar condicionado e blindado a “peidos”,com escargas sanitárias ligadas diretamente as próprias cadeiras.Elegeram Dilma!

  18. Shlomo24 de setembro de 2011 às 22:47

    Estou totalmente com o Mário!

  19. Regina24 de setembro de 2011 às 21:57

    Que assim seja!

  20. Brasileiro Indignado24 de setembro de 2011 às 21:41

    Que bom que fosse Verdade a FIFA Realmente tirar o Brasil dessa enroscada,
    Temos muito mais prioridade para nosso povo ao invés de ficar jogando areia nos olhos do Povo,
    Não precisamos de “Pão e Circo”,
    Fora Copa do Mundo, Fora Incompetentes, Fora pt desse governo de F.d.Ps…

  21. FERRA MULA24 de setembro de 2011 às 21:40

    Não se iludam, com a grana que eles estão levando daqui, eles engolem essa copa com caroço e tudo mais.

    Eu sou contra a realização da Copa no Brasil desde as primeiras intenções, porque sua realização é demagógica e eleitoreira. e imoral.

    Com todos percalços, se realizada, o Lula será o velho presidente do Brasil.

    ACESSEM AQUI E COMPAREM :

    NOVO ESTÁDIO DO JUVENTUS DE TURIM/ITÁLIA COM CAPACIDADE PARA 41 000 TORCEDORES CUSTOU MENOS DE R$ 250 MILHÕES.

    http://ferramula.blogspot.com/2011/09/novo-estadio-da-juventus-de-turimitalia.html

    COPA 2014- A COPA DO DESPERDÍCIO – FALTAM 999 DIAS PARA O INICIO

    http://ferramula.blogspot.com/2011/09/copa-2014-copa-do-desperdicio-faltam.html

  22. Carlos24 de setembro de 2011 às 21:20

    Se fossem levar a copa prá inglaterra nos livraria da maior roubalheira que vai acontecer por aqui se continuarem as obras da copa sem licitação.

  23. Ernani24 de setembro de 2011 às 20:46

    Que eu saiba a Rússia já está com mais da metade pronto e terá trens gratuitos entre as cidades sedes. Isso é uma vergonha para nosso país.

  24. Mario24 de setembro de 2011 às 20:09

    É um governo administrado por um bando de f*** mesmo. Sem outra palavra pra descrever.

  25. Roberto Machado24 de setembro de 2011 às 18:55

    Tenho a convicção que se a FIFA desistir da copa no Brasil e levá-la para outro pais, o PT tomará a maior lambada já imaginada.
    Seria a GLOOOOOOOOOOOOOOOORIA.
    Aliás, tem um link no blog do Coronel com um abaixo assinado neste sentido.

Publicidade

Enquete

Quem você acha que Lula indicaria hoje para o STF?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade