Implicante

/ Notícias

22 de julho de 2011

Ministro do STF falta a sessão para ir a casamento de advogado cujos processos é relator

white 15 Ministro do STF falta a sessão para ir a casamento de advogado cujos processos é relatorKindle

toffoli lula Ministro do STF falta a sessão para ir a casamento de advogado cujos processos é relator

O ministro Dias Toffoli faltou a um julgamento no STF para ir à Itália participar do casamento do advogado Roberto Podval. Toffoli é relator de dois processos em que Podval é defensor dos réus. A notícia é da Folha de São Paulo (íntegra para assinantes):

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli faltou a um julgamento na corte para participar do casamento do advogado criminalista Roberto Podval na ilha de Capri, no sul da Itália. Ele não informa quem pagou pela viagem.

Os noivos ofereceram aos cerca de 200 convidados dois dias de hospedagem no Capri Palace Hotel, um cinco estrelas cujas diárias variam de R$ 1,4 mil a R$ 13,3 mil (de acordo com o câmbio de ontem).

Procurado pela Folha, Toffoli não esclareceu se a viagem, os deslocamentos internos e a hospedagem foram cortesias de Podval. O advogado também não quis falar sobre o assunto.

No STF, Toffoli é relator de dois processos nos quais Podval atua como defensor dos réus. Ele atuou em pelo menos outros dois casos de clientes de Podval.

A legislação prevê que o juiz deve se declarar impedido por suspeição se for “amigo íntimo” de uma das partes do processo. Se não o fizer, a outra parte pode pedir que ele seja declarado impedido.

Um dos criminalistas mais requisitados de São Paulo, Podval é defensor de Sérgio Gomes da Silva, acusado de matar o prefeito petista Celso Daniel; do petista Marcelo Sereno; do casal Nardoni, condenado por matar a filha; e da ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Denise Abreu.

(grifos nossos)

Comentário

Toffoli foi assessor parlamentar do PT na Câmara dos Deputados e também foi advogado de Lula em três eleições presidenciais. Depois dessa carreira, o então presidente da república, do PT, o indicou ao STF. Agora, já na corte suprema, Toffoli vai a uma festa cujo dono é advogado em dois processos do qual é relator. Os fatos dispensam maiores comentários.

compartilhe

Tópicos

7 Comentários

  1. francisco ramos7 de dezembro de 2011 às 22:16

    Êste têrmo esquerdopata, virou um lugar-comum vazio, esclerozado, irritante. Será que partiu de um “direito pata” (detesto da mesma forma este termo). O fato é o seguinte. Um magistrado, da mais alta corte ou não. deve ter desconfiômetro e não faltar trabalho para ir a casamento de quem que seja. É uma vergonha ! E o
    pior, temos que engolir.

  2. paulstein almeida27 de julho de 2011 às 19:59

    É um absurdo. Teria que ser punido esse Ministro. Em um país sério, ele fatalmente perderia o cargo.

  3. Gabriel Soares25 de julho de 2011 às 10:51

    Acho que um post no Implicante só é legítimo com pelo menos um comentário do alexandre.

  4. Kristiano24 de julho de 2011 às 22:09

    Cade os comentários esclarecedores e iluminados do Alexandre?

  5. Thiago23 de julho de 2011 às 20:22

    Como relator, aposto que ele vai se declarar como impedido, com isso, terão que escolher outro relator… e o processo se arrastaram por mais alguns “meses”… até parece que essas coisas são feitas de caso pensado (Cuidado! Este comentário contém sarcasmo!)

  6. Napolioni23 de julho de 2011 às 00:05

    Outro ministro esquerdopata. Eles estão presentes em várias instâncias do poder judiciário.

  7. Airton Leitão22 de julho de 2011 às 14:42

    Isso é no que dá o Senado, ‘agachado’ para Lula, aprovar o nome de um ministro cujo ‘saber jurídico’ de que fala a Constituição, como condição para exercer o cargo, está no fato de ter sido reprovado TRÊS VEZES, em concursos para Juiz de Direito. Agora, ele tem poder para anular sentenças de juízes e desembargadores, mas está uma prova de que desconhece suas atribuições e deveres.

Publicidade

Enquete

Escolham os nomes dos dois mascotes olímpicos do Rio:

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade