Notícias

Integrantes do MST invadem sede do Instituto Lula

Após ocupação de terreno cedido ao Instituto Lula por famílias de sem-teto, filiados ao MST invadem sede localizada na zona sul da capital de São Paulo

233497-970x600-1

Informação da Folha.com:

Cerca de cem pessoas ameaçadas de despejo de um assentamento regularizado há sete anos no interior de São Paulo invadiram por volta das 6h30 desta quarta-feira o Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul da capital.

Segundo representantes do assentamento, o grupo quer com a invasão fazer com que o ex-presidente Lula interceda por eles junto à presidente Dilma Rousseff para que assine um decreto de desapropriação por interesse social, para encerrar disputas pela propriedade da área.

Os moradores do assentamento Milton Santos, localizado entre Americana e Cosmópolis (interior de SP), foram notificados por um oficial de Justiça a desocuparem a área até o dia 30 deste mês.

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) também já foi notificado sobre a medida.

Desde a tarde de ontem (22), outros representantes do assentamento fazem greve de fome em frente à Secretaria da Presidência da República em São Paulo.

No último dia 15, outras 120 pessoas invadiram a sede do Incra, na região central de São Paulo, e impediram a entrada de funcionários no local.

Leia mais aqui.

Atualização 23/01/2013 às 15:22

Em nota publicada em seu site, o MST negou que seus militantes façam parte da invasão do Instituto Lula, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (23). Segundo o movimento, os invasores são membros da Intersindical, central sindical ligada ao PSOL e que faz oposição à CUT (Central Única dos Trabalhadores).

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, parte dos invasores é sim filiada ao MST, mas não conta com o apoio oficial do movimento. Em dezembro do ano passado, quando um grupo do mesmo assentamento tentou invadir o Escritório da Presidência em São Paulo, não recebeu apoio da direção do MST.

No próprio site do MST é possível encontrar notícias sobre ocupações feitas por assentados do Milton Santos. Abaixo reproduzimos a notícia sobre a invasão feita na sede do Incra, em 15 de janeiro deste ano:

Site do MST - reprodução

Site do MST – reprodução

Outras notícias publicadas no site do MST sobre a mesma família de assentados podem ser lidas aquiaqui, aqui e aqui.

Mais Lidas

To Top