Notícias

No Facebook, Doria sozinho engaja mais do que os principais jornais e revistas do Brasil

Se a imprensa não colabora, a solução tem sido conversar direto com o cidadão paulistano

Quando assumiu a prefeitura de São Paulo, João Doria sabia que não contaria com qualquer apoio da imprensa, toda tomada por jornalistas esquerdista que defenderam Fernando Haddad até mesmo após a derrota incontestável nas urnas. Por isso, sua equipe de comunicação vem focando o discurso não num trabalho de assessoria de imprensa, mas no diálogo direto com o cidadão.

O que fez imprensa? Reclamou que Doria usa o Facebook demais. É mole?

Fato é que a estratégia vem dando muito certo. Por dados fornecidos pelo próprio Facebook, é possível comparar a forma como os usuários interagem com a página do prefeito e a de outros veículos de comunicação.

O Implicante levantou os números de dez dos maiores jornais do Brasil no último 2 de fevereiro. Na tabela abaixo, o que importa mais é a última coluna, aquela que mostra a quantidade de pessoas que estão compartilhando, curtindo e comentando o que cada uma das páginas publica. E Doria vem sozinho atingindo resultados melhores do que todos elas.

É importante notar que, mesmo com “apenas” 1,5 milhão de seguidores, Doria consegue 2 milhões de usuários interagindo com apenas 24 atualizações. Quanto aos demais veículos, mesmo tantas vezes superando as 250 postagens semanais, exceto pela Veja, não conseguem superar o milhão de leitores engajados.

Sim, é um case de comunicação a ser estudado. E, na política, comunicação não é tudo, mas é quase tudo.

Mais Lidas

To Top