Notícias

Neste mapa, apenas os países em vermelho não possuem uma idade mínima para aposentadoria

Ao todo, apenas outros 11 países assumem o mesmo modelo problemático que o governo brasileiro vem tentando alterar

Em março de 2016, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria Legislativa elaborou um estudo chamado “IDADE MÍNIMA: perguntas e respostas“. O resultado está publicado no site do Senado. É importante ressaltar que se trata de um período em que Dilma Rousseff ainda presidia o Brasil. Nele, é possível encontrar vários argumentos na defesa de uma idade mínima para aposentadoria. Já no resumo, é explicado:

“Fazemos uma comparação internacional entre sistemas previdenciários, que evidencia que quase todos os países do mundo, sejam ricos ou pobres, adotam a idade mínima ou requisitos maiores do que o brasileiro para o tempo de contribuição.”

É esse estudo que afirma: “Além do Brasil, apenas 12 países do mundo não teriam idade mínima: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Egito, Equador, Hungria, Iêmen, Irã, Iraque, Luxemburgo,
Sérvia e Síria“. O mapa acima deixa ainda mais claro a discrepância. Nele, apenas os países em vermelho vivem hoje sem uma idade mínima para aposentadoria.

Não dá para continuar assim. Esse deve ser um dos pontos pacíficos para a reforma previdenciária em discussão no Brasil.

Fonte: Idade Mínima: perguntas e respostas

To Top