Implicante

/ Notícias

4 de outubro de 2012

Presidente do ONS diz que apagão ocorria em outros governos; em governos petistas é “apaguinho”

white 15 Presidente do ONS diz que apagão ocorria em outros governos; em governos petistas é apaguinhoKindle
chipp Presidente do ONS diz que apagão ocorria em outros governos; em governos petistas é apaguinho

O presidente do ONS, Hermes Chipp, em audiência no Senado ocorrida em novembro de 2009

A foto acima foi tirada no dia 26 de novembro de 2009 durante audiência ocorrida no Senado Federal. Na ocasião, Hermes Chipp, atual presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), dava explicações sobre o apagão que afetou 18 estados brasileiros, ocorrido no dia 10 de novembro daquele ano.

Passados quase três anos, Chipp foi instado a explicar a razão para mais um apagão. A resposta você pode ler na reportagem da edição online da Folha:

A falta de energia na noite de ontem foi provavelmente causada por um incêndio em um equipamento acessório de um dos quatro transformadores da usina hidrelétrica de Itaipu, disse nesta quinta-feira (4) o presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp.

A interrupção atingiu parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos Estados do Acre e Rondônia, que ficaram sem energia por cerca de meia hora.

O transformador ainda está parado, segundo Chipp, enquanto se verifica a causa do acidente, mas os outros três geradores, que também foram desligados por proteção do sistema, já voltaram a funcionar e são suficientes para garantir o abastecimento.

“Três transformadores são suficientes, porque você dimensiona o sistema para poder perder um”, disse Chipp.

O executivo foi chamado esta manhã em Brasília para uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, onde serão discutidas as causas do que ele prefere chamar de “apaguinho”.

“Apagão é quando desliga todo o Estado ou toda região, isso é mais um apaguinho”, disse Chipp, ressaltando que o termo apagão tem sido usado pela presidente Dilma Rousseff para criticar o governo Fernando Henrique Cardoso.

Amanhã, no ONS, no Rio de Janeiro, será feita uma reunião técnica da qual participará a agência reguladora do setor, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

NO ESCURO

Ontem, às 22h55, uma falha na geração de energia da usina de Itaipu, administrada por Furnas deixou parte dessas regiões sem energia por cerca de meia hora.

De acordo com Chipp, até às 21h22 Itaipu deixou de mandar 3.500 megawatts para o SIN (Sistema Interligado Nacional).

Íntegra aqui.

compartilhe

Tópicos , ,

Publicidade

Enquete

Quem você acha que Lula indicaria hoje para o STF?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade