Notícias

Pimentel sai da sombra de Dilma e começa a preocupar o governo

Talvez vocês não tenham reparado, mas Fernando Pimentel é aquele cidadão que quase sempre aparece atrás de Dilma Roussef quando ela resolve falar de improviso com a imprensa. Agora que ele saiu da sombra de Dilma, o governo começou a se preocupar. Ao menos é isso que informa reportagem de O Globo. Leiam abaixo um trecho da matéria:

BRASÍLIA – O Palácio do Planalto emitiu nesta terça-feira sinais de preocupação sobre as revelações de que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, recebeu cerca de R$ 2 milhões em consultorias prestadas a empresas relacionadas com a prefeitura de Belo Horizonte, como mostram reportagens do GLOBO desde domingo. O núcleo do governo teme que Pimentel, ex-prefeito da capital mineira, “se torne a bola da vez”, com denúncias alimentadas, segundo crê a presidente Dilma Rousseff, pelo “fogo amigo” petista.

No Congresso, cresce a cobrança da oposição. Os líderes do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e no Senado, Alvaro Dias (PR), pretendem aprovar nesta quarta-feira nas duas Casas requerimentos de convocação do ministro. Eles frisam que “as atividades do ministro têm fortes indícios de tráfico de influência e revelam um forte conflito de interesses”.

(…)

No governo, a ordem é tentar esvaziar o noticiário sobre o tema. A determinação de Dilma é que Pimentel preste os esclarecimentos sobre o caso.

Para amenizar o desgaste político, integrantes do Planalto ressaltaram dois pontos: os valores recebidos por Pimentel nos dois anos em que ficou sem cargo público (entre 2009 e 2010) seriam compatíveis com a remuneração de consultor; e o fato de seu trabalho de consultoria estar limitado, até agora, a Belo Horizonte, sem relação com a eleição presidencial. Apesar disso, porém, ele tinha acabado de deixar a prefeitura de BH.

Pimentel e outros petistas convenceram o Planalto que ele é alvo do “fogo amigo” petista, principalmente do grupo do vice-prefeito de BH, Roberto Carvalho. Ele e Pimentel trabalharam para que o PT apoiasse a candidatura do hoje prefeito Márcio Lacerda (PSB). Agora, Carvalho quer ser candidato a prefeito em 2012, contrariando o desejo do grupo de Pimentel.

Íntegra aqui.

Comentário:

No ano passado, Pimentel – que coordenava a campanha de Dilma – chegou a ser afastado por suspeita de participação na elaboração de um falso dossiê contra o candidato tucano, José Serra. Pra não variar, Pimentel também se posicionava atrás de Dilma durante as entrevistas da então pré-candidata à presidência.
No vídeo gravado em abril do ano passado, Pimentel “sopra” a Dilma informações sobre quem foi Tancredo Neves.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=c3K8EJ9VIT8[/youtube]

Dilma pode até não saber quem foi Tancredo Neves. Difícil será alegar que não conhece direito Pimentel.

Mais Lidas

To Top