Implicante

/ Notícias

20 de maio de 2011

Pobres pagam mais impostos que ricos, aponta Ipea

white 15 Pobres pagam mais impostos que ricos, aponta IpeaKindle

impostos altos Pobres pagam mais impostos que ricos, aponta Ipea

Matéria da Folha Online, por Ana Carolina Oliveira:

As famílias mais pobres são as que pagam mais impostos, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

De acordo com a pesquisa, 32% da renda dos mais pobres é convertida em pagamento de tributos. Desses, 28% são em impostos indiretos, como ICMS, IPI e PIS/COFINS e 4% diretos, como Imposto de Renda, IPTU e IPVA.

Já os que ganham mais, pagam 21% de impostos do total de sua renda. Desse total, 10% são em tributos indiretos e 11% em tributos diretos.

“Os pobres tem uma carga muito alta sobre a sua renda. Na hora de distribuir nós estamos dando mais ricos. Nós continuamos injustos demais.”, alertou o técnico em planejamento do Ipea, Fernando Gaiger Silveira.

O técnico do instituto disse que para que o problema seja solucionado, é preciso ter uma redução nos impostos indiretos e um aumento na carga tributaria direta. Para ele, impostos como o IPTU e IPVA devem ser ampliados, pois são as pessoas que tem a maior renda que pagam.

“O que a gente tem que fazer é subir a tributação direta, como IPTU e IPVA. Sobre IPTU, os municípios têm a obrigação de atualizar suas plantas de valores”, disse.

Comentário

Parece que estamos lendo uma notícia velha, e estamos mesmo: em uma busca rápida encontramos esta outra nota, de maio de 2008, sobre estudo semelhante realizado pelo instituto à época. Como se vê, os resultados praticamente não mudaram.

compartilhe

Tópicos

2 Comentários

  1. Thiago20 de maio de 2011 às 04:31

    Fico impressionado com a capacidade desses funcionários de falarem o óbvio!

    Me lembrei desse texto: http://www.cartacapital.com.br/politica/para-continuar-a-distribuir-renda (O autor desse texto, além de falar o óbvio, ainda faz propaganda do governo ¬¬ )

    É isso ai PT, entreguem dinheiro aos pobres, para que estes possam pagar muitos impostos e que a grana continue nas mãos do governo, com a ilusão de distribuição de renda!

  2. Jaqueline20 de maio de 2011 às 04:07

    Isso porque nunca antes nesse país se governou para os mais carentes como agora tendo o PT no DESgoverno…
    hehehehe…¬¬

Publicidade
Publicidade