Implicante

/ Notícias

12 de abril de 2011

TCU confirma superfaturamento em cartilhas da gestão Lula

white 15 TCU confirma superfaturamento em cartilhas da gestão LulaKindle

Gushiken TCU confirma superfaturamento em cartilhas da gestão Lula

Da Folha de São Paulo de hoje:

O Tribunal de Contas da União confirmou superfaturamento e pagamento por serviços fantasmas em contratos firmados pela Presidência para a impressão de 5 milhões de cartilhas de propaganda do governo Lula, entre 2003 e 2005.
O montante desviado, entre itens superfaturados e não entregues ao governo, segundo o TCU, é de cerca de R$ 10 milhões.
Foram aplicadas multas de R$ 2,6 milhões a gráficas, agências de publicidade e a parte do núcleo que comandava a área de comunicação do governo, então dirigida por Luiz Gushiken.
A decisão do TCU é do dia 29 de março. Agora, o acórdão e cópias do processo seguem à Procuradoria da República, que irá avaliar se houve improbidade administrativa e desvio de recursos.
A partir de 2003, a Secretaria de Comunicação de Governo adquiriu cartilhas para divulgar ações do governo. Normalmente, o material deveria ter sido entregue ao governo e depois distribuído.
Mas cerca de 1 milhão de cartilhas, segundo a Secom, teriam sido distribuídas aos diretórios do PT sem passar por controle oficial.

 

Comentário:

O TCU levou 5 ANOS! pra confirmar fraudes em contratos do governo Lula. Pra quem não lembra, esse foi o período em que estourou o escândalo do Mensalão, e Luiz Gushiken é um dos réus no processo que apura o caso no STF. Responde pelo crime de peculato, ou seja, desvio de dinheiro público. As informações do TCU provavelmente não entrarão no processo, mas poderão refletir na decisão dos magistrados.

O Implicante prepara uma cobertura especial sobre o maior escândalo de corrupção da história brasileira e acompanhará o processo até o julgamento previsto para o 2° semestre deste ano.

compartilhe

Tópicos

6 Comentários

  1. euniceoliveira15 de abril de 2011 às 20:03

    imaginem o tcu. dando essa notícia : com os mesmos pareceres mas com partido diferente… a primeira coisa que iria acontecer???? CPI .E MANCHETE EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.MAS EU NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA… ai fico á imaginar; será medo,será rabo preso,será que estão devendo até a alma para esse governo????graças á Deus temos (excessões).mas ninguem vai tirar meu direito de me indiguinar!!!!levaram 5 anos para revelar esse grande esforço!!!! pior, foram muinto bem pagos com o nosso dinheirinho suado.se fossem empregados da empresa privada, estavam todos no ôlho da rua,por justa causa…( falta de produtividade.) ISSO É CASO DE POLÍCIA!!!!!

  2. Hugo13 de abril de 2011 às 17:29

    Amigo, gostaria de pedir permissão para reproduzir matérias de seu site no meu blog (www.sobretudoblog.blogspot.com).

  3. Pedro Daltro12 de abril de 2011 às 11:20

    E nego deve ter queimado a mufa pra chegar nessa versão bizarra e auto-incriminatória!! E ainda levam o PT a sério…

  4. Pedro Daltro12 de abril de 2011 às 09:16

    o mais bizarro é a secom dizer que as cartilhas foram entregues ao diretório do PT… só isso seria suficiente para tornar o escândalo indefensável… mas o que tinha de gente defendendo o indefensável era, e ainda é, absurdo!

    • Exilado12 de abril de 2011 às 09:29

      A versão da Secom pra ausência das tais cartilhas foi essa. Justificaram uma infração: a não entrega do material, com outro crime mais grave que é o desvio de material oficial, financiado com dinheiro público, para um diretório de partido político.

Publicidade

Enquete

Escolham os nomes dos dois mascotes olímpicos do Rio:

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
Publicidade