Ponto de Vista

Na maioria dos países desenvolvidos, homens e mulheres se aposentam com a mesma idade

Uma aposentadoria precoce soa menos interessante ao mercado, o que dificulta a entrada feminina nas forças de trabalho

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico possui dados sobre a idade de aposentadoria em 42 países no mundo. Não é muito, como se percebe, mas é o que de melhor há para se estudar o tema. Conforme checado pelo Aos Fatos, a OCDE encontra neste grupos 30 nações cujas idades de aposentadoria são iguais para homens e mulheres.

A ONU também possui dados a respeito. Pelas informações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 19 das 25 nações mais desenvolvidas do planeta adotam a mesma idade de aposentadoria para homens e mulheres.

Trata-se de uma proposta que vem sendo cogitada pelo governo Temer. E que está em dia com o discurso atual, que prega igualdade entre os gêneros. Afinal, uma aposentadoria precoce soa menos interessante ao mercado, o que dificulta a entrada feminina nas forças de trabalho.

Cabe discussão, claro, se a jornada dupla – aquela em que a mulher seria também responsável pelo lar – justifica-se ainda hoje, ou se homens e mulheres já não estão compartilhando as responsabilidades dos afazeres domésticos.

Se não estão, ao menos deveriam.

Fonte: Aos Fatos

Notícias Recentes

To Top