Painel Implicante

Em 367 dias, Doria foi de “vou visitá-lo em Curitiba” para “seria um erro histórico” prender Lula

Era noite de 02 de outubro de 2016. João Doria acabara de conquistar um vitória histórica, em primeiro turno, contra Fernando Haddad. Em resposta a insinuações de Lula, o prefeito eleito de São Paulo assim respondeu: “Eu estou numa noite de paz, mas o Lula sabe quem em algum momento vou visitá-lo em Curitiba. Farei minha homenagem a ele“.

Em 04 de outubro de 2017, o já prefeito de São Paulo almoçou com empresários. E fez uma avaliação negativa de uma eventual prisão de Lula. Nos seguintes termos:

“Mesmo que Lula não seja candidato, ele vai ter um preposto e serão dois a fazer campanha. Se prenderem o Lula, pior ainda, porque ele vai se vitimizar e aí incendeia o PaísSeria a pior hipótese a Justiça, embora totalmente soberana para decidir, aprisioná-lo em meio ao processo eleitoral. Seria um erro histórico.”

Em exatos 367 dias, Doria mudou de “vou visitá-lo em Curitiba” para “seria um erro histórico” prender Lula. Talvez faça sentido o que diz. Mas suas palavras foram entendidas como uma defesa do ex-presidente. Num momento em que o prefeito de São Paulo estaria migrando para um grupo político que inclui Michel Temer, Rodrigo Maia, Aécio Neves e Gilmar Mendes, autoridades tão ou mais “anti-Lava Jato” do que Lula.

Em 03 de fevereiro, Josias de Souza publicou parte do diálogo protagonizado por Lula e Michel Temer no Sírio-Libanês quando da morte de Marisa Letícia:

Lula:
“Michel, quando quiser conversar comigo, me chame. Não posso é ficar me oferecendo.”

Michel Temer:
“Ah, com essa abertura, vou chamar muitas vezes.”

A verdade é que a oposição do PT é só para petista ver. Com um inimigo comum (a Lava Jato), o petismo grita, mas deixa Temer enfileirar vitórias. Sabe que o protagonismo do PMDB irrita menos a população.

Coincidentemente, o futuro candidato a presidente deste grupo passou a espalhar por aí que a prisão de Lula seria um “erro histórico”. E é bom que seja coincidência. Do contrário, a mudança de postura pode se tornar um erro histórico.

Curtiu o texto? Gostaria de contribuir com o crowdfunding (financiamento coletivo) do autor? Basta clicar aqui e seguir as instruções.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Mais Lidas

Política & Implicância.

© 2011 implicante.org - Todos os Direitos Reservados

To Top