facebook
...
Blog

Após solenidade, Governo do DF recolhe bicicletas doadas por Haddad e Agnelo

O Governo do Distrito Federal recolheu as bicicletas que haviam sido entregues pelo ministro da Educação Fernando Haddad e pelo governador Agnelo Queiroz a alunos da rede pública em solenidade no final de agosto. Apesar da ampla divulgação do evento pelo governo (a foto que abre este post foi retirada do site da Agência Brasil), as bicicletas continuam armazenadas em um galpão até hoje, como informa o portal G1:

As bicicletas do programa “Caminho da escola”, entregues pelo governo do Distrito Federal e pelo governo federal a estudantes da rede pública do Recanto das Emas, foram recolhidas logo após a cerimônia de lançamento do programa, no dia 26 de agosto.

O Recanto das Emas, a 26 quilômetros de Brasília, foi a primeira região do DF a aderir ao programa do Ministério da Educação que entrega bicicletas de graça a estudantes da rede pública.

Depois do anúncio do início do programa, do qual participaram o governador Agnelo Queiroz e o ministro da Educação, Fernando Haddad, as bicicletas foram levadas para um galpão, onde estão guardadas até hoje, sem uso. Três bicicletas ainda não foram devolvidas.

O G1 entrou em contato com a assessoria do governo do DF e aguarda retorno.

O Ministério da Educação foi procurado, mas informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

“Muita gente se sentiu revoltada porque pensou que já ia usar a bicicleta. Teve muita gente animada com a bicicleta e foi tudo fachada, não entregaram. Ficamos frustrados”, falou uma estudante.

(…)

A diretora da regional de ensino, Adriana Muller, confirma que a entrega foi simbólica e explica que isso ocorreu porque os estudantes precisam passar por um treinamento – o que, segundo ela, deve ocorrer em duas semanas. “A gente teve um lançamento do programa e depois a execução dele”, justificou.

Na época do lançamento, porém, o treinamento foi citado como já realizado. “Os alunos, como eles passam por uma formação, eles estão fazendo um curso antes de receber as bicicletas. Nesse curso, eles também estão sendo preparados para essa manutenção básica, de soltou uma corrente, precisou apertar um parafuso, ele também está sendo preparado. Além de já ter disponível junto com a bicicleta e o capacete alguns itens necessários para fazer essa manutenção”, disse Adriana Muller, na época da cerimônia.

O Detran-DF é o responsável pelo treinamentos que as crianças vão receber para usar as bicicletas. Nesta segunda-feira (19), o diretor de Educação no Trânsito, Marcelo Granja, disse que não tinha conhecimento do recolhimento das bicicletas.

Um assessor do departamento informou que a parte teórica do treinamento já foi realizada e que a parte prática foi suspensa a pedido da Secretaria de Educação.

(…)

Ainda de acordo com a secretaria, “todos os alunos presentes no evento” vão receber as bicicletas. “O governo não poderia entregá-las de forma irresponsável, sem que os alunos recebessem o curso de treinamento, que já está em andamento. Também estão sendo instalados os bicicletários para guardar as bicicletas.”

Enquanto a propaganda está nas ruas, os alunos continuam indo a pé para escola. “Depois que a gente recebeu [as bicicletas], eles [as] recolheram. Não se ouviu mais falar das bicicletas”, afirmou o estudante Sérgio Luiz.

(grifos nossos)

Comentário

Gostaríamos que o governo tivesse a mesma “responsabilidade” que teve ao tomar de volta as perigosíssimas bicicletas dos alunos – afinal, todos sabemos que um equipamento tão complexo não pode ser manuseado sem o devido treinamento – no gasto com anúncios de projetos que ainda não foram implementados.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

3 Comentários

3 Comments

  1. Thiago

    20 de setembro de 2011 at 00:28

    Lembro do Alexandre querer notícias estaduais… Será que ele está satisfeito com essa?

    Concordo que os alunos devem receber um treinamento, conhecer as leis de trânsito, pois farão parte deste, mesmo que seja de bicicleta… mas demorar 3 meses para dar um curso que deve durar o que? Uma semana no máximo? Aposto que a logística para realizar a entrega e recolher as bicicletas é muito mais complexa do que fornecer esse curso ai… E outra, quem está realizando a manutenção das bicicletas que estão armazenadas? Vão entregar as bicicletas “sucateadas” para os alunos?

    É, “tudo” nesse país é uma piada de mau gosto ¬¬”

  2. Danir

    19 de setembro de 2011 at 23:53

    Bons tempos aqueles que não tínhamos que depender de imbecis para dizer como que deveríamos dirigir este perigosíssimo bólido que é uma bicicleta. Imaginem o risco que minha neta de quatro anos estava correndo e eu sem perceber que ela tinha que ser treinada por estes energùmenos para poder andar de bicicleta em segurança em meu quintal. Já cortei o velocípede, a bicicleta e o patinete até saber em qual departamento do detran ela deve fazer uma reciclagem. Tal qual aquela reciclagem que os motoristas fazem, com uma grande aversão pelo que tem de caça níqueis oportunista. Quando fiz a minha reciclagem, era uma diversão ver a falta de convicção dos “instrutores” e suas caras de nádegas quando começávamos a bombardear com perguntas que tinham um mixto de pertinência (coisas práticas e situações de non sense) e de impertinência (revolta contra a prepotência das “otoridades”). Nos tratam como se fôssemos todos idiotas como eles. Se sentem importantes pelo fato de compensarem suas insignificâncias, atravez do poder investido para atormentar nossas vidas de forma prepotente e assim justificarem suas unúteis existências. São imcompetentes, são desonestos em seus propósitos, são dificultadores das vidas alheias, são boçais ao imaginar que suas prerrogativas os tornam superiores. Pobres criaturas. Que um dia a justiça se abata sobre eles, não só aquela que é falha e tendenciosa, mas a outra que não tem nenhum doutor, juiz ou poder executivo que a cerceie ou deturpe. E que as bicicletas cheguem aos seus devidos beneficiários/proprietários em tempo hábil.

  3. Sidney

    19 de setembro de 2011 at 18:23

    O Aluno não precisa de Bicicleta é sim um ensino digno e melhor remuneração para os Professores, isso é demagogia barata, fazendo graça com dinheiro público, cambada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top