facebook
Videoteca Implicante

Assista online a The Unconquered, curta animado sobre a luta da Polônia contra comunistas e nazistas

Para ativar as legendas do player acima, basta clicar no botão ao lado da “engrenagem”. Para alterar a legenda, clica-se na própria engrenagem e seleciona a língua preferencial.

Lançado em 2017, o curta animado foi dirigido por Michal Misinski, estreante nesta função, e narrado por Sean Bean, o “Ned Stark” de Game of Thrones. A missão não era fácil: resumir em 4 minutos meio século de um período tão conturbado vivido pela Polônia. Ainda assim, o resultado é impactante. Principalmente por peitar parte da narrativa trabalhada pela mídia ocidental: o país não só foi destroçado por nazistas, mas principalmente por comunistas, que o ocuparam mesmo após o exército polonês ter lutado a Segunda Guerra Mundial do lado capitalista.

Krzysztof Noworyta, um dos roteiristas, resumiu assim o trabalho:

“Esta é a voz de um estado soberano que teve o quarto maior exército da guerra, sofreu as maiores perdas e foi o único a lutar no conflito desde o primeiro até o último dia. Sem a perspectiva polonesa, não se pode entender completamente o curso e as consequências da Segunda Guerra Mundial. A estreia do filme foi realizada no dia 15 de setembro, antes do 78º aniversário da invasão soviética. Ele mostrou momentos-chave dos 50 anos da luta dos poloneses por liberdade. Esses esforços são apresentados por um personagem, que, por um lado, é um símbolo universal da luta e, por outro lado, refere-se a figuras históricas icônicas, como o capitão Witold Pilecki, Irena Sendler ou Witold Urbanowicz. Alguns desses heróis aparecem pela primeira vez na cinematografia moderna: p. Ex. Stanislaw Maczek, Jan Karski e Marian Rejewski.”

Com tempo apertado, os 32 grandes acontecimentos são apenas “pincelados” em tela. Cabe, inclusive, discussão sobre algumas passagens, como a que cita a quebra do código nazista – é verdade que tudo começou com pesquisas polonesas, mas o trecho em questão está deslocado na linha do tempo.

De qualquer forma, os 260 segundos de animação sevem de estimulo a um mergulho mais profunda na história de um país vitimado na origem do maior conflito da história, e esquecido por pura conveniência política.

Fonte: Institute of National Remembrance

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Mais Lidas

To Top