facebook
...
Blog

Atrasada há cinco anos, obra da transposição tem mais irregularidades

Ministério da Integração aponta indícios de fraude em cinco dos 14 lotes da transposição do São Francisco

[youtube width=”620″ height=”380″]https://youtu.be/fg1ax7RLuTE[/youtube]

Pelo menos cinco dos 14 lotes da transposição do São Francisco estão irregulares. De acordo com a jornalista Vera Magalhães, da Folha, o Ministério da Integração encontrou fraude nos lotes 1,2,9,10 e 11 da obra que está atrasada em cinco anos. Até agora, o governo conseguiu concluir apenas a varredura do lote 9. Os demais processos serão investigados pela Consultoria Jurídica do ministério e devem ser entregues até abril. Parte do processo já foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal.

A investigação foi iniciada em maio de 2012, quando empreiteiras contratadas tentavam receber por serviços não realizados, incluindo escavações e retirada de pedras de locais onde não havia canteiros. A análise não estimou o prejuízo aos cofres públicos.

Em janeiro deste ano, reportagem do Fantástico, da Rede Globo, mostrou o atraso nas obras e a degradação de vários trechos já construídos. Pelas estimativas do TCU, os prejuízos na obra de transposição já ultrapassaram os R$ 700 milhões.

No vídeo acima, resgatamos trechos do discurso de Lula em São José de Piranhas, na Paraíba. Faltando 17 dias para entregar o cargo, o ex-presidente garantiu que a obra seria entregue em 2012. Dois anos depois, coube a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, dar novo prazo à fanfarronice do antigo chefe. Pela nova previsão, a obra será entregue em 2015. Isso se “aquele pessoal” (do nordeste) tiver “fé”, claro.

Pela celeridade do processo, o estoque de promessas do PT está garantido para mais duas campanhas eleitorais.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

6 Comentários

6 Comments

  1. Bruno

    13 de fevereiro de 2013 at 22:53

    2012 ou 2015? “O PT brinca de governar há 10 anos (…)”! Prefiro que nem conclua em 2015, quando esse partido mais corruPTo e a quadrilha percam as eleições de 2014, quando novo presidente faça combate à corrupção como prioridade, pra colocar graúnos políticos que mudam de lado quando mudam governos na cadeia ou até constrangerem até desistam de roubar!
    Curiosidade: Sabiam que no vídeo em que aparece homem de óculos atrás do Lulla Fujão, é o ex-governador da Paraíba, José Maranhão, que foi governador de 2009 a 2011, e só perdeu em 2010, quando os adversários usaram antigas denúncias de compra de votos nas eleições de 2006, as mesmas usadas por ele mesmo contra Cássio Cunha Lima, quando elegeu no mesmo ano e perdeu mandato em 2009.

  2. André

    13 de fevereiro de 2013 at 14:59

    Mais uma piada legitimamente brasileira! Mas essa só a excelentíssima Miriam Belchior acha graça. Coisa triste!

  3. Adam Smith

    13 de fevereiro de 2013 at 11:54

    Voce sabe o que disseram pro tal D. Tomas Balduino (alias da base de apoio da gangue) largar o protesto que fazia contra transposicao ?
    “Companheiro D tomas, nao fica preocupado. A obra nunca foi feita pra terminar”

    • Airton

      18 de fevereiro de 2013 at 00:21

      O nome do Frei que se opõe a transposição é Dom Frei Luís Flávio Cappio e não Dom Tomas Balduíno .

  4. Adam Smith

    13 de fevereiro de 2013 at 11:52

    Quem acha que a obra nao vai ficar pronta da joinha nesse post.

  5. Marcos Jr.

    13 de fevereiro de 2013 at 11:35

    Agora vai!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top