facebook
...
Blog

Brizola Neto: melhores momentos pré-ministério

por Flavio Morgenstern

Brizola Neto acaba de ganhar uma grande boquinha: é o novo ministro do Trabalho de Dilma. Brizola Neto é o ídolo da Blogosfera Progressita número 4, depois de Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim e aparentemente José Dirceu – ou outro ex-político elegível cassado por dinheiro público indo parar em seus bolsos, embora isso não pareça ter mudado muito depois de serem cassados.

Brizola Neto assume o comando no lugar de Paulo Roberto Pinto, que era secretário executivo de Carlos Lupi, presidente do mesmo PDT de Brizola Neto, que por sua vez fora afastado do cargo por denúncias de desvio de dinheiro público, após investigação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O Ministério do Trabalho e Emprego do PT consegue façanhas incríveis para dar um discutível trabalho e um desejável emprego ao menos para os próprios ministros do Trabalho – um carguinho sempre presente a favor de seus próprios cupinchas que ainda não tiveram seus dias de ministro.

Para não dizer que o Ministério do Emprego é um cabedal de empregos para quem puxar bastante o saco do governo, prestamos aqui uma singela homenagem aos grandes serviços prestados por Brizola Neto no seu período pré-ministerial. Buscando em nossos arquivos, encontramos um grande exemplo dos méritos brizolistas para ocupar tão importante cargo.

Trata-se de um artigo de agosto de 2010, em plena campanha eleitoral que culminou com a vitória de Dilma. José Serra foi a um encontro no Clube da Aeronáutica. Sem muita paciência para mais entrevistas em plena campanha, Serra pediu que o encontro fosse fechado à imprensa. As anteninhas de vinil de Brizola Neto imediatamente identificaram a presença do inimigo e soou o alerta Defcon 1, sinalizando o perigo iminente que uma visitinha a uns velhinhos da Aeronáutica representa. Brizola Neto subiu em seu Spitfire e, ilustrando seu solilóquio com a uma imagem de um líder nazista, disparou:

“Serra agora é uma vivandeira de quartéis

É o silêncio dos culpados, é a mente de quem se entregou de corpo e alma, se é que este sujeito tem uma, a tudo o que condenava e criticava antes que a sua ânsia de poder o transformasse numa alma penada.
José Serra, aquele que falou faz dois dias em liberdade de imprensa e nos perigos da censura lulista aos meios de comunicação, exigiu que seu encontro, hoje, no Clube da Aeronáutica, fosse fechado à imprensa.
“A assessoria de imprensa do Clube da Aeronáutica afirmou que o fechamento do evento à imprensa foi a pedido da assessoria do candidato. “Eles estabeleceram as regras do jogo. Eles pediram. Nós queríamos que fosse aberto”, afirmou o assessor do clube, coronel Paulo F. Tavares.”, registrou o IG.

Por que, Serra?

Foste lá pedir um golpe contra a vontade popular que te repudia e consagra Lula e Dilma? Foste falar do esquerdismo perigoso? Da república sindicalista? Do que os golpistas de 64 usavam contra a legítima expressão eleitoral de um povo que não quer ser escravo das elites a que você agora serve?

Você não apenas matou o jovem Serra, seu “Zé” de araque, você pisoteou até a sombra do que você já foi um dia.

Vamos ver o que dirão de você os mervais, os jabores, os milleniuns. Vamos ver se a tua censura, se o teu autoritarismo, se os teus golpes baixos, tuas mentiras, tuas favelas falsas, tua sordidez vai merecer uma palavra de condenação.

Não vai, Serra, o povo brasileiro já decidiu o teu destino. E é bem quente por lá.”

Oh meu Deus, Serra, POR QUÊ?!?! Onde já se viu cometer tal acinte à democracia que é se encontrar com velhinhos da Aeronáutica, quando todos sabem que são forças fascistas que não só praticaram o golpe de 64 como até hoje perseguem com seus aviões pobres sindicalistas quando estes tentam dar vazão à sua legítima e democrática expressão eleitoral de um povo que não quer ser escravo das elites que você segue com seu autoritarismo e mentiras e golpes baixos e censura sórdida?! Será que Serra ainda tem alma após fazer isso?!?!?!

Nitidamente, o risco de ter pedido para a imprensa não filmar ao menos um encontro com velhinhos de caserna só poderia ter sido prenúncio de uma coisa: golpe. Um golpe militar, partido da aeronáutica brasileira e seus hiper potentes caças MiG-39 Flatpack e F-18SH, que, como se vê hoje, 2 anos depois, só foi impedido com muita luta democrática, barricadas e mortes em larga escala causadas pelos radares ultra-modernos das metralhadoras da aviação brasileira, capazes de aparar o bigode de um gato a quilômetros de distância. Definitivamente, Brizola Neto prova seu mérito mostrando e comprovando como Serra é um autoritário.

Mas o melhor é a demonstração de civilidade da última frase, ignorando-se a vírgula errada: “o povo brasileiro já decidiu o teu destino. E é bem quente por lá”. Claramente que não era nenhuma ameaça, nenhuma referência a poderes avernais: Brizola Neto deveria se referir ao Guarujá, delicioso refúgio no litoral paulista onde Serra deve ter ido passar alguns 5 dias de férias após a divulgação do resultado das eleições. Não é, Brizola?

 

Flavio Morgenstern é redator, tradutor e analista de mídia. Tudo o que já ouviu falar sobre Aeronáutica brasileira resume-se à Esquadrilha da Fumaça. No Twitter, @flaviomorgen

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

14 Comentários

14 Comments

  1. Sandro P

    3 de maio de 2012 at 02:02

    O Danir matou a pau. É isto mesmo!!!!

  2. Vinicius

    2 de maio de 2012 at 10:41

    Prezado Flávio,

    Acho que passou despercebido. Este texto foi escrito pelo jornalista Fernando Brito e não pelo ex-deputado Brizola Neto…

    Acho que vale uma correção no texto…

    • flaviomorgen

      2 de maio de 2012 at 13:16

      Vinícius, é verdade. Embora continue sendo da responsabilidade do Brizola Neto o que é postado em seu blog (o que explica por que não aprovamos tudo o que jogam nos comentários por aqui). Poderia haver uma assinatura no texto, mas apenas vi de quem saiu o post depois do seu comentário. Fica dado o recado, então.

  3. danir

    1 de maio de 2012 at 18:14

    Declaração à Praça: A quem possa interessas.
    Tenho lido alguns comentários partindo da esgotosfera, e que aos poucos talvez pela repetição estão sendo aceitos por pessoas que pretendenm defender o direito, a constituição e a moralidade política no Brasil. Saõ dirigidos ao PSDB, principalmente ao José Serra e tantam desqualificá-lo. Pois bem; eu não recebo verbas do governo nem de partidos, nem de estatais, não tenho Blog ou outro veículo de mídia a minha disposição nem faço proselitismo político. Mas devo dizer que: MESMO QUE O SERRA NÃO SEJA EXATAMENTE UM SANTO E QUE TENHA ALGUMAS INCONSISTÊNCIAS, COMO TER UM POSICIONAMENTO À ESQUERDA MAIS FORTE DO QUE O DESEJÁVEL, AINDA ASSIM ELE É MUUUUITO MELHOR DO QUE QUALQUER POLÍTICO FILIADO AO pt OU Á BASE ALIADA. SOB TODOS OS ASPECTOS, SE TIVER QUE ESCOLHER EM QUEM VOTAR PARA QUALQUER CARGO PÚBLICO EM CONTRAPOSIÇÃO A QUALQUER CANDIDATO DO pt OU DA BASE ALIADA, EU NÃO TENHO DÚVIDA EM VOTAR NO SERRA. E dentro de minhas possibilidades, como cidadão brasileiro e formador de opinião, estou em campanha 24 horas por dia trabalhando para contrabalançar esta podridão que campeia. Espero que todos que buscam estes objetivos e que ainda estejam com a mente livre e capaz de pensar com objetividade, sob uma base Moral e Cristã, façam o mesmo. Mensalão foi crime grave, e não poderia acontecer se não houvesse a conivência do mandatário maior do governo. Se o Supremo não julgar este ataque ao povo brasileiro, minha confiânça na justiça no Brasil, que já não é tão grande, definitivamente se extinguirá. Juizes são pessoas iguais a todos nós, roncam e soltam puns, e só são dignos de respeito se atuarem com justeza em respeito à constituição já escrita. Eles não têm o direito de legislar em cima da lei existente sob nenhum pretexto. Seria um ato ilegal e covarde, já que nós cidadãos de bem, não temos como nos defender destes abusos.

    • flaviomorgen

      2 de maio de 2012 at 14:24

      Mesmo não sendo cristão, taí o resumo do que penso (e creio que todos os outros 3 caboclos que fazem esse site).

  4. danir

    1 de maio de 2012 at 17:50

    Ninguem na vida política, tem o nome Brizola, impunemente. É só ver os discursos do avó, para perceber que a influência é deletéria. Quanto ao “foste lá”, podemos dar um crédito para a vivência gaúcha, pois os gáuchos tem o hábito de usar este tempo verbal. Sou filho de gaúcho, e embora não tenha vivido no Sul, não me livrei do “tche” até hoje. Mas o “vamos ver se a tua censura, se o teu autoritarismo, se os teus golpes baixos,………….vai merecer………..”; neste caso as agressões á Norma Culta da Língua e á Última Flor do Lácio, são imperdoáveis. Mudando de pato p’ra ganso, este nome Bisoñu é real ou uma ironia à qualificação irônica do Flavio Morgenstern no final do texto?

  5. alexandre

    1 de maio de 2012 at 09:32

    Infelizmente até o Flávio entrou na onda pró-Serra nesse blog. Os alvos sempre são os inimigos do Serra (haddad, chalita, aécio e pt) e quando tem alguma coisa contra o Serra, surgem posts defendendo a inocência dele (o dossiê contra a privataria tucana). Vcs deveriam mudar o nome do blog para “Amigos do Serra”.

    • flaviomorgen

      2 de maio de 2012 at 13:28

      alexandre, se criticar um texto doidivanas desse é ser amigo do Serra, pró-Serra, porta-voz do Serra, advogado do Serra ou o que for, pode crer que prefiro continuar criticando um texto doidivanas desse sem medo.

  6. Thiago

    1 de maio de 2012 at 03:05

    Alguém me tira uma dúvida… O ex-presidente articulando o destino de CPI, com reunião “secreta”, tendo autorização e presença da presidente em vigor na mesma, não é autoritarismo não né?

    É que estou em dúvida sobre o que é ser um ditador para a esquerda… Ou o que seria um golpe…

    P.S.: perdi o ataque da “gerente” do PAC contra os bancos privados… alguém sabe onde posso assistir esse filme de terror estilo trash B?

  7. A Carioca

    30 de abril de 2012 at 17:08

    Serra em encontro reservado com os militares é um horror, mas Dirça fazendo reunião em hotel com pesoas ligadas a empresas públicas em horário de expediente não tem nada demais.

    Essa é a lógica deles.

  8. Edgar Bizoñu Cutar Junior

    30 de abril de 2012 at 16:51

    Porra, Morgen, sou ex cadete da aeronáutica e vc nunca ouviu falar alem da esquadrilha da fumaça?
    Presisamos conversar

    Hahahahahaha

  9. Marcos Eliziário Santos

    30 de abril de 2012 at 16:21

    O desgraçado ainda tenta escrever de maneira pedante mas conjuga verbo errado. Esse “foste” tá doendo no meu ouvido até agora.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

To Top