facebook
...
Blog

Câmara se ajoelha à incompetência de Dilma e aprova sigilo nos orçamentos da Copa e das Oimpíadas

Ontem à noite a Câmara aprovou o texto da medida provisória que permitirá ao governo federal manter em segredo orçamentos feitos pela própria União, para as obras da Copa do Mundo das Olimpíadas do Rio. Leiam primeiro o que informam José Ernesto Credendio e Maria Clara Cabral na Folha de hoje. Logo abaixo comentamos e complementamos a informação.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite o texto básico de uma medida provisória que permitirá ao governo federal manter em segredo orçamentos feitos pelos próprios órgãos da União, de Estados e municípios para as obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada do Rio em 2016.
A decisão foi incluída de última hora no novo texto da medida provisória 527, que cria o RDC (Regime Diferenciado de Contratações), específico para os eventos.
Com a mudança, não será possível afirmar, por exemplo, se a Copa-2014 estourou ou não o orçamento. O texto final, porém, ainda pode ser alterado, já que os destaques só serão avaliados no dia 28.
Pelo texto atual, só órgãos de controle, como os tribunais de contas, receberão os dados. Ainda assim, apenas quando o governo considerar conveniente repassá-los -e sob a determinação expressa de não divulgá-los.
A MP altera ou flexibiliza dispositivos da Lei de Licitações (8.666/1993) para as obras da Copa e dos Jogos. O governo tenta mudar a lei desde 2010, mas esbarrava na resistência da oposição.
Normalmente, a administração pública divulga no edital da concorrência quanto estima pagar por obra ou serviço (orçamento prévio).
O cálculo é feito através da aplicação de tabelas oficiais ou em pesquisas de mercado. O valor é usado para balizar o julgamento das propostas. O governo alega que a divulgação pode estimular a formação de cartéis e manipulação de preços.
Na versão que o Planalto tentou aprovar em maio, a MP prometia disponibilizar os valores aos órgãos de controle e não havia restrição à revelação dos dados.
Além disso, os órgãos de controle poderiam solicitar informações antes ou depois do final da licitação. Agora, a MP diz que o orçamento prévio será disponibilizado “estritamente” a órgãos de controle, com “caráter sigiloso”. Também foi retirada do texto a garantia de acesso a qualquer momento por esses mesmos órgãos.
Em tese, portanto, o governo poderia informar valores só após o fim das obras.
O texto foi reescrito ontem pelo deputado José Guimarães (PT-CE), após reunião do colégio de líderes dos partidos governistas na Câmara.
O RDC estabelece outros pontos polêmicos, como a possibilidade de aumentar o valor de um contrato sem limite, na mesma licitação.
Hoje, pela lei, esses aditivos estão limitados a 25% (obras novas) e 50% (reformas).
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) pediu unidade na base aliada na votação da MP.
O Ministério das Relações Institucionais disse à Folha que o caráter sigiloso do orçamento estava “implícito” no texto anterior e que a mudança ocorreu para deixar a redação “mais clara”.
Ainda segundo a assessoria de Ideli, a possibilidade de sigilo é prevista na Constituição “quando há interesse do Estado e da sociedade”.

Íntegra aqui (para assinantes)

 

Comentário:

Isso não é tudo. Pra ser aprovado no Congresso, o governo concordou com emenda apresentada pelo líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO) que estende para capitais que estão a 350 quilômetros de uma das sedes da Copa a permissão para fazer obras em aeroportos sem necessidade de cumprir a atual legislação de licitação.

Acharam pouco? A medida apresentada ontem ainda estabelece a criação da Secretaria de Aviação Civil, subordinada à presidência da República. A MP prevê a criação de 127 cargos em comissão, que representarão um gasto anual de R$ 8,2 milhões. Quer dizer, além de gastarmos com a aparelhada e descaracterizada Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), torraremos alguns milhões com mais burocracia. Entenderam?

É meus amigos, no fundo do poço sempre haverá espaço para um alçapão.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

10 Comentários

10 Comments

  1. Fatinha (desempregada)

    28 de junho de 2011 at 23:31

    Sabe, quando fui votar fiz uma campanha acirrada contra estes Roubos que ja existia, mas parece que o POVO tem memória curta demais> Não lembram dos roubos, não escutam os noticiários que não sejam das redes coligadas ao Roubo direto?
    MY GOOD, quando vamos ter que acordar? Quando vamos re-aprender a votar, a não aceitar santinhos camuflados de Bilhões que irão roubar-nos assim que cheguem ao TOPO?
    Pensemos juntos, tudo passa aqui na TERRA, mas DEUS Não passa e tudo cobrará um dia , pode acreditar.
    Eu perdi meu emprego desde o ano passado e, até agora trabalhei somente 3 meses de contrato e , ainda não recebi o direito, porque a Empresa tá falindo…Mas, nunca levo e não levarei a tristeza de ter votado para eles!
    Vamos a luta! Não desistamos dos nossos diretos!

  2. Thiago

    18 de junho de 2011 at 01:47

    E ainda ganham as páginas dos livros de história como o “melhor” governo da história … chega a ser ridículo a capacidade do brasileiro de não pensar e acreditar cegamente nesse monte de mentira =/

  3. danilo

    18 de junho de 2011 at 00:17

    AHHHHH,MEU…..CADE O POVO BRASILEIRO? MAS Q P**** É ESSA? CADE A P**** DO TRIBUNAL DE CONTAS DE UNIÃO? CADE O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA? E O PIOR!!! CADÊ O POVO NESSAS HORASSSSS……………..ISSO Q DÁ,FICAR VOTANDO DE PALHAÇO………PALHAÇO SOMOS NÓS….SIGILO? PARA OS TRIBUNAIS….E AINDA OS ASSESSORES DESSA ****** DA IDELI FALA QUE É CONTISTUCIONAL DESDE QUE SEJA DO INTERESSE DO ESTADO E DA SOCIEDADE…….AH….BORA LA FAZER ABAIXO-ASSINADO CONTRA ESSA ROUBALHEIRAAAAA…..E PEDIR O IMPEACHMENT DESSA C****** Q É A CRIA DO LULA.

    (Exilado: Amigos, não é política do site vetar ou editar comentários dos quais discordamos, imaginem então os que concordamos! Por esse motivo, manerem no linguajar. Caso contrário não poderemos publicá-los, já que ninguém aqui quer ser processado aqui por calúnia, difamação, etc, etc, etc)

  4. Rodrigo

    17 de junho de 2011 at 15:41

    E se o cidadão deixar de fazer a declaração do imposto de renda? O que acontece? O desgoverno brasileiro está legalizando o crime e a corrupção, mas o povo só reclama quando o time de futebol perde. Revolução Já! Greve Geral Já! Acorda povo bunda!

  5. Érico

    17 de junho de 2011 at 15:38

    Onde foi para o meu voto????
    Afinal o congresso não é 100% PT?
    Cade a Ho! Posição?
    Se governo do povo e fazer as coisas escondidas e tendenciosas, melhor tentar outro tipo de administração, quem sabe um Governo do PAÍS????

    Vamos re-aprender a votar!!!!
    Dever de casa par todos!

    Ordem NO Congresso!
    e no Executivo tambem!!!!!!

  6. Ale

    17 de junho de 2011 at 14:50

    José Guimarães, aquele rapaz cujo acessor teve os dólores na cueca, é irmão do José Genoino.

  7. Alan

    17 de junho de 2011 at 08:12

    isso é ditadura, isso não existe é contra a Constituição, por favor povo brasileiro tirem o PT do poder, não da para deixar 16 anos no poder, é isso que acontece….

  8. Felipe

    17 de junho de 2011 at 08:08

    ESTÁ NA HORA DO POVO SE MOBILIZAR, ESTÃO CUSPINDO NA CARA DO POVO… TA NA HORA DE TODOS IREM PRA RUA BUSCAR O QUE É NOSSO… bilhões e bilhões vão para o bolso dos políticos…

  9. Ben

    16 de junho de 2011 at 23:32

    Transamazônica? Esqueçam. Os militares eram fichinha perto da companheirada. Era só o que faltava. Sigilo de estado para investimentos a fundo perdido.

  10. Royale

    16 de junho de 2011 at 16:15

    É por isso que queriam tanto a copa do mundo, para roubar ainda mais o povo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top