facebook
Blog

Caso Siemens: do nonsense ao patético

Folha de SP usa cinco jornalistas (sério) numa “acusação” desmentida pela própria reportagem que se pretendia acusatória

Amigos petistas, todos sabemos, é difícil. A situação de vocês é complicada, especialmente depois da condenação de líderes que são ainda mantidos no partido – na diretoria ou em comissões da Câmara. E tem dólar na cueca, tem a Rose (espécie de primeira-dama extraoficial), o Celso Daniel.

Então apareceria agora um escândalo implicando seus inimigos! Maravilha! A chance de dizer, finalmente, “somos todos iguais”! Mas faiô. Fez água. Deu chabu. Flopou. Já expliquei o teor da coisa, vocês ficaram bravos, mas sabem que não há como negar a inocuidade do “escândalo”.

Mas, em vez de recolher os rojões e enfiar a viola no saco, resolvem partir para o surrealismo. A sempre parceira Folha de São Paulo soltou uma reportagem (a dez mãos!) que finalmente daria chance para alguma comemoração. Porém… Pois é, porém chega a ser bizarra.

Vejamos trechos:

“Executivo afirma que Serra sugeriu acordo em licitação – O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) sugeriu à multinacional alemã Siemens um acordo em 2008 para evitar que uma disputa empresarial travasse uma licitação da CPTM, de acordo com um e-mail enviado por um executivo da Siemens a seus superiores na época. A mensagem relata uma conversa que um diretor da Siemens, Nelson Branco Marchetti, diz ter mantido com Serra e seu secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante congresso do setor ferroviário em Amsterdã, na Holanda. Na época, a Siemens disputava com a espanhola CAF uma licitação milionária aberta pela CPTM para aquisição de 40 novos trens, e ameaçava questionar na Justiça o resultado da concorrência se não saísse vitoriosa (…) Os documentos examinados pela Folha não contêm indícios de que Serra tenha cometido irregularidades, mas sugerem que o governo estadual acompanhou de perto as negociações entre a Siemens e suas concorrentes (…) Na licitação dos trens, as negociações da Siemens com a CAF não deram resultado. A Siemens apresentou recursos administrativos e foi à Justiça contra a rival, mas seus pedidos foram rejeitados. A CAF venceu a licitação e assinou em 2009 o contrato com a CPTM. A empresa espanhola executou o contrato sozinha, sem subcontratar a Siemens ou outras empresas” (grifos nossos)

E a conclusão da própria Folha (que, pra variar, vez um “infográfico” para tentar dar algum respaldo de seriedade à reportagem):

É mole?

TODA a base seria um email enviado por um executivo da Siemens a seu chefe (e tudo vazado pelo CADE, cujo presidente é ligado a Gilberto Carvalho). O executivo alega que teria havido um acordo, mas… NÃO HOUVE. A empresa NÃO GANHOU e NEM PARTICIPOU DO CONTRATO – chegou a entrar com recursos.

A Folha de São Paulo precisou de CINCO jornalistas (em duas cidades diferentes!) para fazer essa maravilha, algo patético demais até para os mais aloprados blogueiros progressistas.

Como não houve nada e a Siemens PERDEU a licitação, não sendo nem mesmo subcontratada, os jornalistas (cinco!) chegaram à conclusão de que HOUVE “negociações”, mas “não deram certo”.

Burrice tem limite, não é mesmo? Isso é pura má-fé. E uma má-fé que, curiosamente, serve como uma luva aos interesses do PT – já procurado pela própria Folha para “comentar a reportagem”.

Enfim, foi o que restou de um “escândalo” que apareceu nos boatos como devastador e agora não fica em pé nem com a ajuda de um jornal camarada – que destacou cinco profissionais de duas cidades diferentes para fazer essa lambança.

De fato, esse período de véspera do julgamento final das condenações do Mensalão tem provocado situações atípicas, curiosas, mas especialmente constrangedoras. Alguns vão dizer que “é do jogo”.

Mas que jogo deprimente, não?

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

18 Comentários

18 Comments

  1. Boris Dunas

    11 de agosto de 2013 at 9h50

    Como é Serra, ele “sugeriu acordo” e ponto final. Quando há petistas ou suspeitos de petismo envolvidos, o relato vem sempre cuidadosamente embalado no futuro do pretérito: “teria sugerido acordo”… Mas a Folha é tão calhorda e asquerosa que tem publicado, todo dia, cartas de leitores “indignadíssimos” dando seguimento à escandalização do nada com ares apocalípticos.
    É, de novo, a manobra predileta da canalha: plantar as manchetes que servirão de “prova” no momento em que lhes interessar “reescrever a história”, o que pode ocorrer já na próxima campanha eleitoral. E assim afundamos mais um pouco na mistificação e na barbárie.

  2. Mulholland

    10 de agosto de 2013 at 13h36

    Então foi o seguinte:

    – A Siemens quis fraudar a licitação.
    – A Siemens , para fraudar a licitação, quis fazer um acordo com a CAF.
    – A CAF não aceitou o convite da Siemens para fraudar a licitação.
    – A CAF ganhou a licitação.
    – A Siemens confessou que tentou fraudar a licitação, mas não conseguiu, e a CAF ganhou o contrato com o governo de SP.
    – A culpa de tudo é do José Serra.

    É isso que a Folha disse?

    • Thiago

      12 de agosto de 2013 at 1h52

      Mulholland,

      Já falaram em Mario Covas e no Geraldo Alckmin! Mas até agora é só falatório, nenhuma prova contra nenhum dos três!

  3. Éder Moura

    10 de agosto de 2013 at 8h59

    Sou estudante de Jornalismo e no nosso meio isso tem um nome muito simples: pauta comprada. Não vou ser idiota de dizer que o PSDB não faz corrupção. Mas o fato é que eles não o fazem como o PT, que rouba na cara dura e ainda sai debochando. Se alguém quer pegar os tucanos no flagra, que pelo menos busquem de forma séria, porque isso aí só engana quem tem cérebro de eleitor petista.

  4. MARIA LUCIA

    9 de agosto de 2013 at 15h22

    De fato, o comentário Agosto, q antecede o julgamento, já recebeu o “apelido” no meio politico e redes sociais de “Mes do Cachorro doido”, um “desespero” para arranjar toda espécie de “escândalo” , Abin, Cade, Instituicoes, Imprensa, tuiteiros bancados pelos petralhas pra mostrar a populacão alguem “mais” enlameado! Não querem descobrir a verdade, e pouco se importam pelo clamor das ruas de um basta a corrupcão! Já estamos até aprendendo a detectar a “imprensa militante”! Aff!

  5. Tiago

    9 de agosto de 2013 at 13h51

    Sejam bem vindos à campanha eleitoral de 2014.

  6. Luiz Adams

    9 de agosto de 2013 at 11h18

    Caro Morgenstein:
    A matéria (fecal?) da FSP é mais surreal, até, que a declaração da presidente sobre seu “respeito ao ET de Varginha” (só faltou depositar coroa de flores no local da “aparição”, em homenagem ao “Extraterrestre Desconhecido”). No mérito, a má-fé que ostenta só perde em intensidade para o modo com que foi repercutida pela dupla Bonner-Poeta na edição de ontem, quinta-feira, do Jornal Nacional. Quem só tomou conhecimento do assunto através da “notícia” passada pelo JN ficou com a impressão de que um gravíssimo caso de “corrupção” está em vias de ser totalmente revelado à opinião pública…
    Aliás, nada melhor que a expressão “Me engana, que eu gosto” para qualificar o ‘mantra’ incessantemente proferido pelos petralhas e afins sobre o “controle da mídia”. Controlar o quê, se os principais veículos de comunicação vêm se transformando, paulatinamente, em versões impressas e televisivas da Voz do Brasil ou, para sermos mais precisos, em Voz do Planalto?
    Abs,
    Luiz

  7. julio

    9 de agosto de 2013 at 11h12

    Coisa de gente maligna. Essa corja petista acha mesmo que o brasil é um esgoto é céu aberto, como é a consciência deles

  8. Eduardo

    9 de agosto de 2013 at 11h06

    Manchete NINJA pro pessoal que “segue” a Folha ficar compartilhando no Facebook….

  9. João Verdade

    9 de agosto de 2013 at 10h02

    PREVARICAÇÃO, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E VIOLAÇÃO DE SIGILO são os ilícitos cometidos no CADE e o Presidente da entidade precisa ser questionado. Ora, há suspeita de formação de cartel e fraude em licitações em 5 estados da federal (Bahia e Rio Grande do Sul, por exemplo), mas o CADE resolve investigar e vazar suspeitas (SEM LASTRO CONFIRMATÓRIO E SEM CONTRADITÓRIO) apenas contra membros do PSDB!
    Não se pode deixar o CADE continuar PREVARICANDO!

  10. bruno

    9 de agosto de 2013 at 8h51

    É isto que dá ser de esquerda…..só burrada….o gente canalha…..

  11. Sergio

    9 de agosto de 2013 at 2h57

    ALKIMIM O ÚNICO QUE ATENDEU O POVO E CORTOU GASTOS PUBLICOS, em 350 Milhões, economia para aplicar em benefícios para o povo. Já a Dilmalouca desses pelegos mantém os 39 Ministerios que o povo não quer.

  12. jodot

    9 de agosto de 2013 at 2h55

    O povo saiu da rua, e veio a Pelegada patrocinada pelo PT com fim de desgastar o Alkimim com dossiês fajutos do Governo PeTralha, para elegerem o Corrupto Min Padilha do PT. E no Rio a pelegada da Petezada para desgastar o Cabral porque querem eleger o Corrupto Lindbergh Farias nas eleições de 2014. E o Midia Ninja ligada ao José Dirceu, Filma tudo para o PT.

  13. Thiago

    9 de agosto de 2013 at 2h39

    O chato é que o povão é contra a Folha, mas nesse caso correm para usar essa reportagem… Aliás, a manchete, pois eles não leem a reportagem de jeito nenhum… Caso venham a ler, vão conseguir distorcer a realidade para conseguirem a verdade que quiserem… Pior que o povão acredita, e nessa nem acusam a Folha de ser manipuladora (cinco repórteres para fazer uma m&%#@ dessas… tsc tsc tsc)…

  14. Aton Ceará

    8 de agosto de 2013 at 22h22

    Ainda bem que a esquerda é dotada de seres de inteligência controversa. Bando de trouxas. Nem como picaretas vocês servem.

  15. Flavio Quental

    8 de agosto de 2013 at 20h42

    Se a Siemens, está tão preocupada com a ética, por que ela pleiteou a “Delação Premiada”?

  16. Matafuego

    8 de agosto de 2013 at 20h29

    Vai ser igual ao caso do boato do fim do bolsa família: vão culpar a oposição, falar que é uma vergonha, etc. e no fim, não vão conseguir provar nada – se é que não vão achar algum petista envolvido com a Siemens e silenciar de vez o assunto.

  17. André

    8 de agosto de 2013 at 19h41

    Hahahaha, que patetas!

Deixe um comentário

Mais Lidas

To Top