facebook
Painel Implicante

Segundo o Datafolha, a maior parte dos petistas é de direita

O Datafolha de outubro aproveitou para atualizar um levantamento que o instituto faz, com intervalos irregulares, desde 1989. E perguntou o posicionamento político do eleitor. Como se percebe no quadro reproduzido abaixo, a esquerda vive o pior momento desde 2010, quando 20% dos brasileiros se diziam esquerdistas ou centro-esquerdistas. Ao todo, enfrentou uma queda de 6% em apenas três meses.

A direita já viveu dias melhores, mas vem bem. Cresceu de 32% para 36% no mesmo período. Contudo, ainda precisa remar bastante para superar os 41% medidos em 2003.

Contudo, poucos dados soam tão inusitados quanto o cruzamento desta informação com a intenção de voto ou mesmo preferência partidária. Se 31% dos eleitores de Lula se dizem de esquerda, 38% apresentam-se como de direita. Dentre os que têm no PT o partido de preferência, enquanto 32% são de esquerda, outros 41% são de direita.

Territorialmente, não há regiões mais de direita no Brasil do que o Norte (42%) e o Nordeste (39%).

Mas isso não é novidade para o petismo. As campanhas mais vitoriosas foram aquelas que negaram uma agenda progressista e se entregaram a pautas conservadoras. Falta só o eleitor parar de cair nessa armadilha.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Mais Lidas

To Top