facebook
...
Blog

Dilma anunciou redução na tarifa de energia sem negociar com geradoras e culpa oposição

Queda na conta de luz também está comprometida por falta de investimento no setor. Governo deverá acionar térmicas para evitar desabastecimento.

Informação do jornal Folha de São Paulo:

A queda no preço da luz das residências deve ficar bem abaixo dos 16,2% previstos pela presidente Dilma em setembro, quando anunciou os planos para baixar tarifas.

Parte dessa redução foi limitada, ontem, pela recusa da Cemig de renovar as concessões de suas geradoras, em troca do que teria que baixar o preço da energia.

Anteontem, a Cesp também havia deixado três usinas de fora. Juntas, elas representam mais de um quarto da energia que poderia ser barateada, o que torna impossível ao governo chegar aos 20,2% de redução na média previstos, a não ser com novas medidas.

Pelos cálculos do próprio governo, a queda agora será de 16,7%. No caso das residências, porém, o alívio será ainda menor, por causa da necessidade de ligar usinas térmicas, cujo custo é até cinco vezes maior que o das hidrelétricas.

Inicialmente previsto em 16%, o corte na conta de eletricidade para residências pode cair para perto de 10%.

Além disso, a redução na cobrança deve ser sentida apenas a partir de março, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Além de Cesp e Cemig, outras duas empresas optaram por não prorrogar os contratos de suas hidrelétricas nos moldes propostos pela União -com redução em torno de 70% da tarifa: a Copel, do Paraná, e a catarinense Celesc.

(grifos nossos)

 Leia mais aqui.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

6 Comentários

6 Comments

  1. Renan

    7 de dezembro de 2012 at 07:50

    Isso pareceria segundo o que vejo; Dilma quer baixar os preços de energia na marra, às custas das produtoras de energia, aí eles podem quebrar e após isso o governo as encamparia e as poria nas mãos do compañeros do PT, ou como dizem: fazer gracinha com chapéu alheio, levar as empresas á bancarrota
    O motivo seria de que o PT em sua ideologia não suporta que lucros vão para empresas: tem que ser para o governo somente!

  2. Marcos Jr.

    5 de dezembro de 2012 at 08:13

    Dizia um velho ditado: não conte com o ovo no da galinha…

    • Alexandre

      5 de dezembro de 2012 at 21:36

      Todos sabem que a galinha canta para anunciar o ovo que acabou de ser posto, mas se o pt fosse uma galinha, ele seria uma galinha bem sem vergonha, daquelas que cantam sem botar o ovo.

  3. Henrique Duarte

    5 de dezembro de 2012 at 07:18

    Estou na dúvida: para processar a presidente, devo procurar o Ministério Público ou o PROCON por propaganda enganosa? Nesse caso, poderia acionar também o CONAR, já que se trata de um caso corriqueiro?

  4. Destro

    5 de dezembro de 2012 at 07:02

    Mas que bela merda hein, obrigado PT!

  5. Luis Felipe

    5 de dezembro de 2012 at 06:04

    O pt esta acabando com o país em prol da sua politica populista e comunista com o que nao lhe pertence.

    espero que essa briga va parar no stf e que este ponha ordem no galinheiro..

    nao sei se chega a esse ponto, e nem sei se tem como,mas parece que o stf por vezes tem de por ordem no galinheiro..

    o que é foda é que em nenhum momento se discutiu redução de imposto, apenas uma redução arbitraria deles.

    enquanto for assim nao sairemos da merda..

    precisaremos sofrer uma grande crise para que o pt seja escurraçado do planalto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top