facebook
...
Blog

Dilma nomeia ministro aquele que Lula acusou de contratar um “bando de aloprados”

Berzoini é um dos principais envolvidos na compra, em 2006, do dossiê tucano que pretendia prejudicar José Serra, concorrente ao governo de São Paulo com Aloízio Mercadante.

ricardo-berzoini

Recentemente, em meio à sua reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff nomeou o deputado Ricardo Berzoini ministro da Secretaria de Relações Institucionais. Seu primeiro trabalho será montar a estratégia do governo contra a CPI da Petrobras.

O encontro contará com a ministra demissionária da SRI, Ideli Salvatti, e parlamentares no Palácio do Planalto. Humberto Costa disse que a estratégia inicial do governo é tentar trabalhar pela retirada das assinaturas e impedir a instalação da Comissão Parlamentar no Senado. No momento, o requerimento tem 29 assinaturas, duas a mais que o necessário.

Berzoini é um dos principais envolvidos na compra, em 2006, do dossiê tucano que pretendia prejudicar José Serra, concorrente ao governo de São Paulo com Aloízio Mercadante. Na ocasião, o então presidente Lula culpou o atual ministro por contratar um “bando de aloprados” para a campanha paulista.

Em entrevista a três rádios populares, Lula buscou se afastar ainda mais do dossiê. “Você escolhe um companheiro para determinada função, no caso do pessoal que cuidava da “pseudo-inteligência” da minha campanha nem fui eu que escolhi, quem escolheu foi o presidente do partido [Ricardo Berzoini], que era o coordenador da campanha eleitoral.”

Ironicamente, sua primeira missão como ministro é justo a de abafar um escândalo político, tentando inutilizar a CPI da Petrobras. Não sendo possível, tentarão atingir seus opositores de forma a arrefecer a ação deles:

Os parlamentares também vão discutir no Planalto se vão propor a ampliação do escopo da CPI a fim de investigar gestões do PSDB de Aécio Neves e do PSB de Eduardo Campos, dois pré-candidatos à Presidência da República. Humberto Costa disse que, por conta do tamanho da bancada, o PT teria o direito de comandar um dos dois principais cargos da CPI, mas que isso não significa blindar as investigações.

A Petrobras foi indiretamente a maior responsável pela reeleição de Lula naquele barulhento 2006. Sem qualquer receio do jogo baixo, o PT abusou da inexplicável fobia que a população brasileira tinha/tem de privatizações. A estatal, então, se tornou o símbolo máximo dessa luta à qual se propunha o partido. Oito anos depois, está o mesmo PT buscando de todas as formas possíveis abafar qualquer forma de vir a público o que sua administração andou fazendo desde então. Mas o principal já se sabe: as estatais nacionais perderam 262 bilhões de reais em valor de mercado sob o comando de Dilma.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top